Secretarias de Cultura, Segurança, Saúde e Assistência Social reforçarão serviços e pessoal nos dias de festa dos bumbás Garantido e Caprichoso
O Governo do Amazonas inicia, nesta semana, um grande esquema de operacionalização para um dos eventos populares mais tradicionais do Estado: o Festival Folclórico de Parintins, que chega a 46ª edição, com a apresentação dos bumbás Garantido e Caprichoso entre os dias 24 e 26 de junho. O festival é coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e conta com o suporte dos órgãos do Sistema de Segurança, Turismo e das secretarias de Saúde (Susam) e Assistência Social (Seas).
São esperados ao menos 100 mil pessoas, entre brincantes, turistas nacionais e estrangeiros, profissionais, patrocinadores e autoridades no Centro de Convenções Amazonino Mendes, o Bumbódromo, nos três dias de festa dos bumbás em Parintins, município a 315 quilômetros de Manaus.
Pelo quarto ano seguido, a Rede Bandeirantes de Televisão (Band) irá transmitir o festival ao vivo, em rede nacional. As 15 horas de espetáculo – que unirá toadas, luzes, cores, alegorias, coreografias e shows pirotécnicos – deverão ser acompanhadas por um milhão de telespectadores.
Para garantir a tranquilidade e a segurança de moradores e visitantes durante o festival, a Secretaria de Estado de Segurança vai reforçar o efetivo de Parintins e terá toda a operação coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do órgão. Entes ano, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) destaca um contingente de cerca de 700 policiais, que somarão esforços com o efetivo de 115 policiais do município, em operações em terra, fluviais e aéreas a partir desta quinta-feira até o dia 28 de junho.
De acordo com o comandante geral da PMAM, coronel Almir David, serão empregadas nas ações diárias 62 viaturas, sendo 30 de quatro rodas, 16 motos, duas lanchas, ônibus e microônibus. Somente na área do Bumbódromo, 300 homens, fardados e à paisana, atuarão na fiscalização permanente. Haverá barreiras nos pontos com maior fluxo de pessoas e nos portões de entrada do centro de convenções. Os policiais realizarão triagem rigorosa para evitar a entrada de armas e objetos de metal, além de entorpecentes. A PMAM também intensificará os trabalhos nos portos, aeroporto e bairros dos municípios.
Entre os dias 16 e 28 de junho, a Polícia Civil também reforça a presença em Parintins, com a Operação Tupinambarana 2011. Com um efetivo de 61 homens (delegados, peritos criminais, escrivães e investigadores), a corporação irá realizar procedimentos de polícia judiciária. O foco será a prevenção e repreensão ao tráfico de drogas, furto de veículos e crimes contra crianças e adolescentes.
Ao longo de todo o festival, a Polícia Civil irá reforçar, em regime 24 horas, o efetivo da 3ª Delegacia Regional de Parintins. No dia 22 será implantado o núcleo da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Turista no Centro de Atendimento ao Turista (CAT/PIN). Outra medida é a distribuição de cartilhas e ventarolas com dicas de segurança e telefones úteis.
Trânsito - O trânsito do município também terá atenção da Polícia Militar, com o trabalho de prevenção contra o uso abusivo de álcool e outras substâncias entorpecentes que possam comprometer a segurança nas via. Para manter o recorde de cinco anos consecutivos sem mortes no trânsito registradas durante o Festival de Parintins, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificará ações educativas e de fiscalização a partir do sábado (18 de junho).
A frota de veículos de Parintins, que é de 10.590, costuma ter aumento significativo durante as festividades, segundo o Detran-AM. Por conta dessa movimentação, o órgão irá mobilizar 40 servidores, três motocicletas, quatros carros e uma van. O disque-pileque também estará em funcionamento 24 horas pelo número 190.
Prevenção e Salvamento - O Corpo de Bombeiros também terá presença reforçada em Parintins a partir do domingo (19), quando chegam ao município uma equipe de 135 homens e 20 viaturas, entre carros, motocicletas, barcos e lanchas. Os bombeiros estarão em jornada de trabalho contínua de 24 horas, até o dia 28, atuando na prevenção de acidentes com fogo, salvamentos e controle de pânico.
Juntamente aos 22 bombeiros de Parintins, as guarnições da capital estarão em pontos fixos de prevenção para salvamento aquático, terrestre e incêndio, em locais como o aeroporto local, porto, balneários e o Bumbódromo. No aeroporto, a estrutura será reforçada por 19 homens e duas viaturas devido à intensa movimentação de aeronaves nesse período.
No Bumbódromo haverá duas viaturas e duas motocicletas fixas, em ambos os lados das torcidas, para prestar atendimento pré-hospitalar em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Serão distribuídas, ainda, cerca de 50 mil unidades de material informativo à população contendo dicas de segurança elaboradas pela corporação.
A Defesa Civil do Estado irá desenvolver um trabalho pioneiro durante o Festival de Parintins. O órgão realizará operações aéreas através de um helicóptero cedido por meio de parceria firmada com a empresa HRT. Além de prevenir situações de emergência, o serviço inédito irá possibilitar, de maneira facilitada, ações de avaliação de risco, suporte a vítimas e evacuação.
Outro pioneirismo será a atuação conjunta entre agentes da defesa civil amazonense e 30 brigadistas voluntários da primeira turma, de um total de 130, formada no mês passado. O foco será a prevenção e o atendimento a vítimas em situações de risco e em desastres naturais, como desbarrancamentos.
Reforço na estrutura de Saúde
Atendimentos hospitalares e demais serviços e ações preventivas de saúde terão coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), juntamente com a Secretaria de Saúde do município e o Corpo de Bombeiros do Amazonas. Viaturas e equipes de médicos e enfermeiros estarão de plantão nos dois postos instalados em cada lado do Bumbódromo, na orla fluvial e em duas unidades locais.
A Susam vai deslocar 55 profissionais da saúde ao município, como cirurgiões, anestesiologistas, traumato-ortopedistas, clínicos gerais, pediatras, gineco-obstetra, psiquiatra, neurologista, cardiologista, oftalmologista, endoscopista, intensivista, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em enfermagem e técnicos em radiologia.
Quatro ambulâncias – sendo três no Bumbódromo e arredores e uma no aeroporto local – serão responsáveis por fazer o transporte de pacientes de acordo com os níveis de risco à saúde, verificados por equipes da Susam. Esse trabalho será acompanhado por motocicletas do Corpo de Bombeiros.
Turistas terão atenção especial
Para atender aos turistas que visitam a Ilha da Tupinambarana nos três dias de boi-bumbá, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur) deixará à disposição o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na rua Jonathas Pedrosa. Pelo nono ano consecutivo será feita uma pesquisa socioeconômica do turista que vai a Parintins.
A pesquisa será realizada em hotéis, pousadas, lanchonetes, clubes, bares e restaurantes da cidade. O levantamento visa procurar traçar características do turista como sua origem, quanto gasta, que serviços ele utiliza, se visita a cidade pela primeira vez, se ficou satisfeito e se pretende voltar.
Também será montado um esquema especial para receber 40 jornalistas brasileiros e estrangeiros que irão conhecer o festival. Segundo a AmazonasTur, a ação é estratégica para promover a imagem do Estado nos âmbitos nacional e internacional pelos profissionais formadores de opinião.
Campanha contra exploração sexual infantojuvenil
A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) realizará, a partir do dia 22, a oitava edição da Campanha Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a participação da primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, a mobilização irá envolver mais de 300 pessoas, entre servidores da prefeitura local, mototaxistas, voluntários de universidades, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, comerciantes e as polícias federal, civil e militar.
Serão feitas abordagens nas ruas de Parintins distribuindo cerca de dez mil viseiras, bandeirolas, bandanas e sacos biodegradáveis com a frase da campanha “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denúncia Disque 100”. Pela ação, também serão afixados cartazes de divulgação da ação em bares, restaurantes, hotéis, motéis e agências de modelo.
Nos três dias de apresentação dos bumbás Garantido e Caprichoso, a Seas e a Prefeitura de Parintins vão atuar junto ao Conselho Tutelar do município em uma sala dentro do Bumbódromo, recebendo denúncias e auxiliando no trabalho de crianças e adolescentes perdidos.
Os serviços da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) também estarão disponíveis durante os três dias do festival folclórico, por meio do Departamento do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/AM) e do Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH).
Quatro agentes do DEDH ficarão responsáveis por ações informativas sobre direitos humanos, tráfico e exploração sexual de pessoas, além do combate ao preconceito e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A mobilização será feita com a Seas e a Susam.
Apoio à imprensa
O atendimento aos órgãos e profissionais da imprensa que irão realizar cobertura jornalística do festival terá coordenação da Agência de Comunicação Social do Governo do Amazonas (Agecom), em parceria com a Empresa Estadual de Processamento de Dados (Prodam).
A Sala de Imprensa, montada dentro do Bumbódromo, dará apoio tecnológico aos veículos de comunicação por meio de uma estrutura que disponibilizará internet com conexão wireless, 18 computadores equipados com softwares de edição de imagens, sete impressoras, um scanner e leitores de cartão de memória universais disponíveis ao longo de todo o evento.
Paralelamente, a Agecom marcará presença no festival através de uma campanha informativa inédita, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Serão afixados cartazes em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de informar sobre as normas estabelecidas pelos organizadores do festival para quem vai ao Bumbódromo.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.