Os empreendedores de micronegócios familiares, pequenos comerciantes, artesãos, prestadores de serviços e trabalhadores autônomos têm uma vantagem a mais na obtenção de crédito na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Com a aprovação do Cadastro Positivo da Afeam, o órgão de fomento facilita o acesso ao crédito aos clientes com bons históricos de pagamento de financiamentos.
As mudanças foram realizadas no âmbito do Programa de Financiamento aos Trabalhadores de Baixa Renda (Profirenda), que passa a oferecer aos bons pagadores crédito pré-aprovado com valores diferenciados; rapidez na concessão do financiamento e dispensa de aval para capital de giro.
O Profirenda é destinado ao microcrédito e foi criado desde o início das atividades da Afeam, oferecendo condições para que os microempreendedores possam obter financiamento com juros baixos e, dessa forma, expandir os negócios, melhorando a renda e a qualidade de vida. O financiamento varia entre R$ 200,00 a R$ 7.500,00 e pode ser obtido por pessoas físicas, com juros de 7% ao ano (0,57% ao mês). Sobre os juros, incidirão bônus de adimplência de 25%, concedidos, exclusivamente, se o mutuário pagar as parcelas do financiamento até a data dos respectivos vencimentos.
O financiamento pode ser utilizado para capital de giro, reforma das instalações, aquisição de pequenos equipamentos, como máquina de costura para pequenas confecções; balcão expositor para açougues, frutarias e mercearias; e de forno para padarias e lanchonetes, entre outros.
Para obter o financiamento na Afeam através do Profirenda, é necessário não ter restrições cadastrais, residir no município há mais de 02 (dois) anos e comprovar experiência na atividade. No caso de financiamento para capital de giro, além dessas exigências, será necessária a apresentação de um avalista, exceto para os clientes que constam do Cadastro Positivo da Afeam, que terão o reconhecimento por terem honrado os pagamentos de seus financiamentos anteriores nas datas previstas.
Foto Divulgação AFEAM
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.