Os 268 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos "Dagmar Feitoza", Senador "Raimundo Parente", "Marize Mendes", Semi-Liberdade e núcleos de Liberdade Assistida receberam, nesta quinta-feira, dia 16 de junho, atendimentos médicos e odontológicos, realizados pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), em parceria com a Secretaria de Saúde (Susam), no Centro de Internação Provisória, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste.
A titular da Seas, Regina Fernandes, informou que a ação de saúde faz parte do programa Governo Cidadão, implantado pelo governador Omar Aziz, e que prevê a oferta gratuita de novos serviços à população nas áreas da saúde, assistência social e cidadania. "Com esse trabalho, o governo cumpre o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e garante aos jovens o acesso aos serviços de saúde", disse.
O trabalho teve início na quarta-feira, dia 15, e encerrou nesta quinta-feira, dia 16, com a participação de 30 profissionais da Susam, um dermatologista da Fundação Alfredo da Matta e representantes do Departamento de Promoção da Cidadania (Decid) da Seas. No local, as duas secretarias atenderam os adolescentes em dois trailers, no estacionamento do Centro de Internação, e em quatro salas montadas nas dependências da unidade.
A secretária da Seas informou, também, que, nos dois dias da ação de saúde, foram oferecidas consultas odontologias, dermatologias, atendimentos com clínicos gerais, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. "Gostei muito, porque aproveitei a oportunidade para fazer a limpeza dos dentes e receber orientação de como melhorar a escovação e o tratamento dos dentes", disse um dos internos, que não pode ter nome publicado, de acordo com o ECA.