Governo inicia capacitação para a Campanha de combate à exploração sexual‏

Em Destaque
0
O Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Parintins, inicia nesta terça-feira, dia 21 de junho, de 9h às 18h, no Centro do Idoso do município, a capacitação de 300 agentes da 8ª Campanha Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação será lançada pelas secretarias de Estado e do município da Assistência Social e Cidadania (Seas) e (Semast), no dia 22, e vai se estender durante o 46° Festival Folclórico de Parintins. O evento contará com a participação da primeira-dama, Nejmi Aziz.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a exploração sexual só perde em lucratividade para o tráfico de drogas e o contrabando de armas. Dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República revelam que o Amazonas é o sexto Estado em números de denúncias de violência contra crianças e adolescentes ao Disque 100. No ano passado, ainda segundo a SEDH, o serviço nacional registrou 13 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Parintins.

A secretária estadual de Assistência Social, Regina Fernandes, disse que, neste ano, a campanha chega a sua oitava edição e vai mobilizar mais de 300 agentes, que são servidores da prefeitura de Parintins, moto-taxistas, voluntários de universidades, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, comerciantes e as polícias Federal, Civil e Militar. "Vamos fazer abordagens nas ruas, distribuindo mais de 10 mil viseiras, bandeirolas, bandanas e sacos biodegradáveis com a frase da campanha ‘Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie. Disque 100’”, disse.

Durante a ação, estabelecimentos comerciais e embarcações ancoradas nos portos da cidade também serão visitados pelas equipes da campanha para afixar cartazes que divulgam a Lei Federal nº 11.577, sancionada pelo presidente Lula em2007. A medida obriga donos de bares, restaurantes, hotéis, motéis e agência de modelos, a afixarem em locais visíveis o Disque 100 Nacional.

Nos três dias de apresentação dos bois Garantindo e Caprichoso, a Seas e a prefeitura de Parintins vão atuar junto com o Conselho Tutelar do município em uma sala dentro do Bumbódromo, recebendo denúncias de abuso e exploração, além de auxiliar no trabalho de crianças e adolescentes perdidas. “A orientação do Governo do Estado é aproveitar o clima de festival para despertar a atenção e conscientizar o público sobre a importância de denunciar crimes de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse Regina Fernandes.

Além de Parintins, a campanha também vai funcionar em Manaus, no período de 19 a 21, nos portos Manaus-Moderna, Rodoway e aeroporto. “A Seas vai distribuir material gráfico nas embarcações que deixam o porto Manaus Moderna e o roadway, nos três dias que antecedem o festival. A orientação do Governo é, também, conscientizar a população de Manaus”, completou o diretor do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Ítalo Bruno.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)