Braga destaca revolução no setor elétrico no Amazonas




O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), informou nesta terça-feira (11), em discurso no Plenário do Senado, que o Amazonas deverá sair, em breve, da condição de estado com déficit de energia elétrica para se tornar um exportador. Isso ocorrerá, explicou o senador, com a interligação ao sistema elétrico brasileiro por meio do Linhão de Tucuruí, que deverá levar energia a outros estados e até para fora do país.

O senador informou que as obras de interligação do Linhão a Manaus, passando pelos municípios de Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Silves, Itacoatiara e Rio Preto da Eva já estão concluídas. Após Manaus, o Linhão será estendido ao estado de Roraima e, a partir daí, poderá ser interligado à usina de Guri, na Venezuela. De acordo com Braga, isso será possível porque, além do Linhão, estão sendo feitos investimentos na construção de uma usina de 600 megawatts em Manaus e, ainda, na construção de usinas termoelétricas a gás na capital e nas cidades de Codajás, Anori, Anamã e Caapiranga.

"O Amazonas entra em uma nova fase na área de geração de energia e deixa de ser um estado com deficit para ser um estado exportador de energia, garantindo ao mercado brasileiro, por meio do Operador Nacional do Sistema Elétrico, e também por meio de nossas usinas termoelétricas a gás, uma contribuição de energia para as regiões do Nordeste, Centro-Oeste e, quem sabe, até do Sudeste", disse.

Além dos municípios citados, também deverão ser beneficiados com o Linhão de Tucuruí os municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Maués, Urucurituba e Nova Olinda do Norte. Braga informou que já existe um plano aprovado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para interligar o município de Boca do Acre à cidade de Rio Branco (AC), o que vai beneficiar todo o sudoeste do Amazonas.

Luz Para Todos
No discurso, Eduardo Braga também destacou os esforços feitos pelo governo federal para levar energia elétrica para comunidades isoladas do estado, por meio do programa Luz para Todos. Segundo ele, a falta de energia elétrica pode ser resolvida não só com a ampliação das linhas de transmissão, mas também com a construção de usinas independentes, com a combinação de tecnologia de energia solar com energia termoelétrica.

"No interior estamos também inovando, usando um sistema pré-pago de cartão para a energia elétrica, garantindo assim o uso da energia elétrica nas nossas comunidades. É uma verdadeira revolução que está acontecendo na área do setor elétrico no estado do Amazonas", reforçou.

Estado recupera 20 anos sem investimento no setor
No discurso, o senador Eduardo Braga agradeceu à presidenta Dilma Rousseff por estar cumprindo já neste ano metas que estavam previstas para 2014. Segundo ele, o governo federal está recuperando mais de 20 anos sem investimentos nesse setor no estado do Amazonas.

"Foi quando chegamos ao governo, e o presidente Lula chegou à Presidência da República, que começamos a reverter um quadro de carência, de falta de estrutura, de falta de condições para a produção de energia elétrica de forma competitiva, e de assegurar o futuro da nossa economia e nossa base industrial", finalizou.

About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.