Idam auxilia agricultores a produzir o ano inteiro com casa de farinha flutuante

Em Destaque
0
Com objetivo de driblar os efeitos das enchentes e vazantes que afetam todos os anos os municípios do Estado, principalmente no que se refere à produção agrícola, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) vem incentivando agricultores ribeirinhos a adotarem o sistema de casas flutuantes para produção da farinha de mandioca.

A ideia é utilizar as instalações em todas as épocas do ano, inclusive quando o ciclo das águas compromete a utilização das áreas de várzea. No ano passado, o Idam instalou uma casa de farinha higiênica flutuante no município de Codajás (a 240 km de Manaus), localizada no Paraná das Onças, na comunidade Nova Jerusalém.

Atualmente, a Unidade beneficia cerca de 20 famílias, que produzem farinha somente para consumo próprio. A casa de farinha flutuante é referência para a capacitação de agricultores familiares. O objetivo é aumentar a produtividade da matéria-prima em larga escala, para que futuramente o produto também seja comercializado em feiras e mercados locais. 

Capacitação - No período de 12 a 14 de junho, o Idam realizou na instalação flutuante de casa de farinha higiênica um curso de beneficiamento da farinha de mandioca. Ministrado pelo instrutor Francisco Brasil Nepomuceno, o curso contou com a participação de 16 famílias, que tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas para melhorar a qualidade da farinha de mandioca produzida na região.

"A meta é produzir o alimento dentro dos padrões de higiene, buscando a segurança alimentar dos subprodutos da mandioca como, o tucupi, farinha de tapioca, bolos, farinha seca, e até ração", enfatizou o técnico do Idam, Francislei de Araújo Furtado. 

Cerca de 200 famílias trabalham diretamente com a produção de farinha de mandioca no município de Codajás. A produção estimada é de 150 a 200 sacas/ano.

Tags

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)