Prefeito de Coari faz demissões e reduz o próprio salário


O prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP), anunciou um pacote de ações administrativas voltadas à redução dos gastos públicos no Munícípio, visando o cumprimento dos compromissos do Executivo Municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. As medidas levam em conta a queda na receita do Município, que vem ocorrendo gradualmente desde 2010, mas se acentuando neste ano. Dentre as medidas previstas, o prefeito vai exonerar todos os cargos 
comissionados municipais, rescindir contratos temporários e reduzir o próprio salário, assim como o de todo seu secretariado. Apesar de duros, os ajustes devem gerar uma economia de R$ 4 milhões na folha de pagamento da Prefeitura de Coari e evitar problemas não existentes na administração atual, como atrasos nos pagamentos de funcionários e falta de professores e profissionais de Saúde.
De acordo com informações das secretarias municipais de Governo e de Economia e Finanças (Semef), o prefeito já havia solicitado um levantamento detalhado dos gastos com a folha de pagamento em todos os órgãos da esfera municipal. Os dados e despesas foram avaliados por uma comissão composta pelos secretários municipais de Finanças, Administração e Governo, além do procurador Geral do Município.
Com base no estudo e visando a redução de gastos, o Executivo Municipal decidiu rescindir todos os contratos temporários existentes na Prefeitura, com exceção dos professores e algumas áreas da Saúde. Hoje, Coari conta com mais de 4 mil pessoas em regime temporário atuando nos órgãos municipais.
Também serão exonerados todos os cerca de 1,2 mil cargos comissionados existentes na esfera municipal, restando apenas os secretários e secretários adjuntos municipais.
Adail Pinheiro irá solicitar a Câmara Municipal de Coari (CMC) que revogue a Lei nº 594/12, que aprovou o aumento nos subsídios pagos ao prefeito, vice-prefeito, secretários e secretários adjuntos, de maneira que os valores voltem a ser os mesmos pagos no ano de 2009

FONTE: Blog do Holanda. 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Medidas impopulares, que desagrada à população e, acredito, ao prefeito também. Mas, para garantir a governabilidade do município muitos esforços são necessários. Por outro lado, o grande volume de obras - Porto de Coari, Ceti, Faculdade de Medicina, Minha Casa Minha Vida, Ponte do Pêra, Casa do Estudante, Ginásio Coberto, Reformas da rede escolar estadual.... isso gera emprego e renda para a população.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho não para, a segunda-feira começa com abertura do programa Minha Casa Minha Vida, no ginásio Geraldo Granjeiro, em Coari. Eledilson Colares.

    ResponderExcluir
  3. São medidas necessárias para o bem do municipio e de seu desenvolvimento.
    E além do mais até mesmo São Paulo teve que tomar as mesmas medidas frente a lei de Responsabilidade Fiscal.

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.