Com um crescimento de 4.284,40% da sua atividade no ano de 2010, em relação ao ano de 2002, na área de Metrologia Legal, e de 2.135,59% na atividade de fiscalização de produtos da área da Qualidade Industrial, o Ipem/AM hoje atua nos 62 municípios do Amazonas.
O instituto atua nas áreas de Metrologia Legal e Qualidade Industrial, através do Programa de Fiscalização Metrológica, é integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial (RBMLQ-I). Assim, executa fiscalização em instrumentos de pesar e medir utilizados em atividades comerciais, bem como na fiscalização de produtos de conformidade avaliada.
Áreas de atuação
Na área de Metrologia Legal, o Ipem/AM atende ao tripé: Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e fiscaliza balanças, bombas medidoras de combustíveis líquidos, taxímetros, medidores de energia elétrica, medidores de velocidade (radares), etilômetros (bafômetros), esfigmomanômetros (aparelhos de medir pressão) e balanças médicas.
Na área de Qualidade Industrial são fiscalizados: produtos têxteis, pneus, barras e fios de aço, brinquedos, preservativos, extintores de incêndio, capacetes, mamadeiras, fios e cabos elétricos, disjuntores, interruptores, embalagens plásticas para álcool e isqueiros, dentre outros.
Metrologia Legal
Em 2010, foram fiscalizados 664.238 instrumentos (balanças, bombas, taxímetros etc.), em todo o Estado. Hoje, o Ipem/AM atua também no Polo Industrial de Manaus (PIM), verificando balanças e medidores de energia.
Este ano (2010), foram examinados 12.369 produtos pré-medidos (conjunto de todos os produtos que são medidos e embalados na ausência do consumidor), e dentre esses produtos estão: café, açúcar, papel higiênico, refrigerante, resma de papel etc.
Qualidade Industrial
Os números alcançados hoje mostram um decréscimo nas apreensões e interdições de produtos de consumo, da área de Qualidade Industrial. Em 2010, apenas 115 produtos foram apreendidos, contra 5.642 apreendidos em 2002, sendo que este ano foram fiscalizados 2.028.757 produtos e em 2002, apenas 90.748 unidades.
“Aumentamos nossa eficiência e reduzimos a incidência de infrações no comércio”, comenta Ana Aleixo, lembrando que dentre as estratégias usadas pelos fiscais do Ipem/AM, em serviço, está em primeiro lugar a função educativa, para somente depois ocorrerem as punições. “Com atividades de capacitação do nosso pessoal e aproximação com a sociedade, conseguimos sensibilizar o comércio, da importância de se adequar e cumprir as normas”, reconhece a diretora.
Capacitação
Como estratégia, para o alcance de resultados positivos, o Ipem/AM intensificou suas ações de capacitação aos recursos humanos. Em parceria com outras instituições em nível estadual como a Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas (Sead) e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan) e, em nível federal, com o Inmetro, foram realizados em 2010 mais de 40 eventos de capacitação.
Profissionais da área técnica participaram de treinamento em Manaus e em outros Estados. O Amazonas também sediou vários treinamentos da RBMLQ-I, para técnicos de outras regiões do Brasil.
“Somos referência na região Norte, na oferta de alguns serviços, dentre esses está a arqueação de tanques”, declara Ana Aleixo, lembrando que esse serviço é realizado por técnicos do Ipem/AM, para empresas de outros Estados.
Conquistas e melhorias
Para melhorar o resultado de suas ações , o Ipem/AM investiu na melhoria de seus processos e conquistou em 2008 a Certificação IS0 9001:2008, da Qualidade. Assim como também alcançou duas medalhas no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), em dois anos seguidos, 2007 e 2008.
“Essas conquistas são resultado de investimentos feitos pelo Governo do Estado, e do envolvimento dos recursos humanos, nos processos institucionais. Identificamos as demandas, melhoramos nossos processos, e realizamos o serviço necessário”, atribui a diretora, a esses fatores, o resultado alcançado.
Metas para 2011
Para 2011, o Ipem/AM, mantém o foco no fortalecimento da qualidade da prestação de seus serviços, para a sociedade amazonense, e na busca pela sustentabilidade institucional. Assim, intensifica as parcerias com instituições de ensino, pesquisa e com a iniciativa privada, com o intuito de gerar novas tecnologias relacionadas à Metrologia Legal e Científica.
A construção de um Centro Tecnológico (Projeto CTec) está programada para 2011. A primeira etapa desse projeto envolve a implantação de um Posto de Verificação de Caminhões que transportam produtos perigosos e ensaios metrológicos em cronotacógrafos (instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo em seu deslocamento).
A segunda fase do Projeto CTec envolve a construção de laboratórios que vão tornar o Ipem/AM, referência no Norte do país, nas áreas de Metrologia Legal, P&D e inovação tecnológica. “Consideramos iniciado o Projeto CTec, com a realização da licitação, que aconteceu ainda no final de 2010, para a construção do Centro Tecnológico, já em 2011”, confirma Ana Aleixo.
Além do Projeto CTec, que vai viabilizar condições, para sustentabilidade da instituição, o Ipem/AM tem como metas para 2011, a fiscalização de 32 mil instrumentos, já existentes no comércio e na industrial do Amazonas. Por outro lado, está prevista também a fiscalização de 620 mil novos instrumentos, tendo em vista a produção de medidores de energia elétrica e balanças, a serem produzidos pelo PIM.
Na área de Qualidade Industrial está prevista para o ano que vem, a fiscalização de 2.700.000, o que representa um crescimento de 198,92%, em relação ao ano de 2006, ano em que foram instituídas essas fiscalizações.
Envolvimento da sociedade
“Hoje, o consumidor está mais atento na hora de adquirir um produto, isso faz com que ele exija qualidade e segurança, e essa confiabilidade é atestada, através das fiscalizações realizadas por técnicos do Ipem/AM”, avalia a Ana Aleixo.
Para estreitar essa relação com o consumidor e melhorar seus serviços o Ipem/AM disponibiliza uma Ouvidoria, que atende gratuitamente pelo número 08000-922020, no horário das 8h às 16h30min, de segunda à sexta-feira.
“Realizamos também em parceria com outras instituições, ações educativas de sensibilização de adultos e crianças, para o consumo consciente, e essas atividades serão continuadas e intensificadas, no decorrer de 2011”, assegura a diretora.
Além das fiscalizações diárias, estão programadas para o próximo ano, operações especiais, que ocorrem independente das atividades de rotina, e têm como característica a fiscalização intensificada de produtos pré-estabelecidos, geralmente, muito consumidos em determinadas épocas do ano, como é o caso da Operação Especial Volta às Aulas, que deve começar em meados de janeiro.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.