No ato do lançamento do SAE, o tradicional laço vermelho que simboliza a luta contra a Aids foi colocado na entrada da Fuam, demonstrando a preocupação e solidariedade. “Este serviço, assim como outras iniciativas do Governo do Estado, representa o esforço que tem sido feito para combater a doença”, destacou Adele. Segundo ela, o Amazonas tornou-se referência nacional nas ações de controle à doença, ao adotar ações como testes rápidos voltados à população carcerária e para a população indígena.
Em pouco mais de dois anos, mais de 30 mil indígenas de todo o Amazonas foram testados para HIV e Sífilis, como parte de um projeto pioneiro desenvolvido pela Fundação Alfredo da Matta que conta com recursos da Fundação Bill e Melinda Gates. Segundo Adele Benzaken, até o momento, foram registrados 101 casos positivos para HIV nas cidades de Atalaia do Norte, Tabatinga e Benjamin Constant. “Nossa luta não pode ser resumida em apenas um dia, mas nas diversas ações que o Estado realiza”, salientou.
Testes rápidos
Outra conquista do Programa Estadual de DST/Aids, segundo o Programa Estadual de DST/Aids, Noaldo Lucena, foi a implementação dos chamados testes rápidos, em que o paciente obtém o resultado em poucos minutos e não mais em questão de dias, como ocorria anteriormente. “Desta forma, conseguimos identificar precocemente os casos, e aplicar o tratamento de forma mais eficiente (por meio de um conjunto de medicamentos específicos que atuam em diversos pontos de replicação do vírus)”, complementou Noaldo.
A criação de um SAE para gestante, na avaliação de Lucena é um marco na política pública de combate à doença no Estado. Segundo Noaldo, a parceria do Governo do Estado do Amazonas com o município e Organizações Não Governamentais (ONG) voltada ao combate da Aids tem sido decisiva para o sucesso do Programa Estadual de DST/Aids.
Ele destaca que o foco da dos trabalhos do Programa Estadual tem sido a prevenção. “Por isso, no Dia de Luta estivemos em pontos específicos da cidade, como na área industrial, onde estão algumas profissionais do sexo e trabalhadores com carência de informação acerca da doença, e também nas escolas, uma vez que a incidência maior foi percebida entre a população jovem”, esclareceu.
DADOS DE HIV/AIDS NO AMAZONAS - 2007 a 2010GERAL 2.186 casos, dos quais 2.152 residentes no Amazonas
(2009 – 657 casos notificados; 2010 – 548 casos notificados)
SEXO
Masculino – 1.497
Feminino – 689
FAIXA ETÁRIA
Menores de 15 anos – 3
15 a 19 anos – 76
20 a 34 anos – 1.176
35 a 49 anos – 728
50 a 64 anos – 182
65 a 79 anos – 18
Mais de 80 anos - 3
1 Comentários
http://www.flashvortex.com
ResponderExcluir1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.