O diretor geral da unidade disse ainda que o resultado positivo só foi possível por conta do empenho e dedicação de todos os profissionais colaboradores que se envolveram no processo de implantação do sistema de gestão da qualidade. “Foram 1 ano e 9 meses de trabalho intenso e eles (colaboradores) não mediram esforços para alcançar mais um êxito”, destaca, orgulhoso.
De acordo com avaliação do auditor líder, Manoel Belém, a Policlínica Codajás atende aos requisitos da qualidade previsto na norma ISO 9.001/2008. O plano de auditoria teve como escopo a realização de consultas médicas especializadas, serviços de apoio e diagnóstico, exames laboratoriais, radiológicos simples, ultra-sonografia, endoscopia digestiva alta, ecocardiograma, testes ergométricos, espirometria, audiometria, eletrocardiografia, eletroencefalografia, procedimentos fisioterápicos, coordenação e execução dos programas especiais de saúde (Programa Estadual de Medicamentos Excepcionais – PROEME, Programa Saúde do Adolescente – PROSAD, Programa de Atenção Integral ao Deficiente – PAID, Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama).
Segundo o consultor sênior da MB Consultoria, Jeferson Torres, a recomendação à certificação representa praticamente 99% do processo, que fica dependendo apenas da análise do relatório da auditoria, por parte do Comitê Central do organismo certificador. Para ele, o usuário do serviço de saúde é quem sai ganhando com a normatização da qualidade. “Com a implantação desse sistema, há uma melhora significativa na gestão de uma unidade; os colaboradores costumam ficar mais integrados com o objetivo da instituição, e com a rotina de trabalho, processo e procedimento. Tudo isso gera benefícios para o cliente, que obtém serviços com mais qualidade”, explica Torres, acrescentando que, com a certificação, os clientes passam a exigir mais da Policlínica.
Para chegar à recomendação, por parte do organismo certificador, a Policlínica Codajás teve de superar, passo a passo, diversas etapas: a elaboração do projeto do Sistema de Gestão, implantação do Comitê de Gestão da Qualidade e de procedimentos internos, definição de políticas, objetivos, indicadores e metas, produção do Manual da Qualidade, preparação de auditores internos, treinamento de todos os colaboradores, inspeções, além das ações próprias da certificação interna, como análise de documentação, aplicação de ações corretivas e preventivas, bem como a realização de auditoria externa de ‘follow up”, como a que ocorreu nesta quarta-feira.
A gerente de enfermagem, Ildeana Veríssimo, reforça que, apesar da recomendação, é preciso manter o ânimo e o nível de qualidade. “Esse é um momento de agradecer a todos os que colaboraram com essa etapa, mas não podemos perder de vista que esse é um processo contínuo. Portanto, é preciso manter o mesmo ânimo, para prestar o melhor serviço à população”, disse. A Policlínica Codajás disponibiliza, hoje, 36 especialidades médicas, além de nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, assistência farmacêutica e recebe, em média, três mil usuários todos os dias.
Investimento em Qualidade
Em todo o Governo, 20 órgãos públicos já receberam certificação pela ISO 9001, 14 deles sob a coordenação da Seplan. Já foram certificados este ano, o Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (FAS); Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS); Escola Estadual Roxanna Bonessi; Hospital João Lúcio; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); Fundação Alfredo da Matta; Escola Estadual Solon de Lucena; Central de Medicamentos; Fundação de Medicina Tropical. Em fase de implantação encontram-se mais três instituições: Detran, Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.