PAM Codajás é a primeira Policlínica da Região Norte a ser recomendada à Certificação ISO 9001‏

Em Destaque
0
A Policlínica Codajás é a primeira unidade pública ambulatorial de consultas, procedimentos e exames especializados do Norte do país a ser recomendada para receber Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. O anúncio da recomendação foi feito após auditoria externa realizada pelo organismo certificador TÜV Rheinland do Brasil. A ação contou com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), e da MB Consultoria. A instituição é a quinta unidade de saúde do Amazonas a ser indicada à certificação pela excelência em gestão da qualidade.
Com isso, a instituição dá um importante passo para melhoria dos serviços prestados à população, das condições de trabalho para os colaboradores e na referência e contra-referência em consultas e procedimentos especializados na rede estadual de saúde, segundo o diretor geral da unidade, Fábio Manabu Shimizu. “O nosso compromisso é assegurar a satisfação da população, por meio da revisão contínua dos nossos processos e procedimentos de saúde, entre os quais consultas, procedimentos e exames, como reza a Política do Sistema de Gestão da Qualidade da Policlínica”, afirma.

O diretor geral da unidade disse ainda que o resultado positivo só foi possível por conta do empenho e dedicação de todos os profissionais colaboradores que se envolveram no processo de implantação do sistema de gestão da qualidade. “Foram 1 ano e 9 meses de trabalho intenso e eles (colaboradores) não mediram esforços para alcançar mais um êxito”, destaca, orgulhoso.

De acordo com avaliação do auditor líder, Manoel Belém, a Policlínica Codajás atende aos requisitos da qualidade previsto na norma ISO 9.001/2008. O plano de auditoria teve como escopo a realização de consultas médicas especializadas, serviços de apoio e diagnóstico, exames laboratoriais, radiológicos simples, ultra-sonografia, endoscopia digestiva alta, ecocardiograma, testes ergométricos, espirometria, audiometria, eletrocardiografia, eletroencefalografia, procedimentos fisioterápicos, coordenação e execução dos programas especiais de saúde (Programa Estadual de Medicamentos Excepcionais – PROEME, Programa Saúde do Adolescente – PROSAD, Programa de Atenção Integral ao Deficiente – PAID, Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama).


Segundo o consultor sênior da MB Consultoria, Jeferson Torres, a recomendação à certificação representa praticamente 99% do processo, que fica dependendo apenas da análise do relatório da auditoria, por parte do Comitê Central do organismo certificador. Para ele, o usuário do serviço de saúde é quem sai ganhando com a normatização da qualidade. “Com a implantação desse sistema, há uma melhora significativa na gestão de uma unidade; os colaboradores costumam ficar mais integrados com o objetivo da instituição, e com a rotina de trabalho, processo e procedimento. Tudo isso gera benefícios para o cliente, que obtém serviços com mais qualidade”, explica Torres, acrescentando que, com a certificação, os clientes passam a exigir mais da Policlínica.

Para chegar à recomendação, por parte do organismo certificador, a Policlínica Codajás teve de superar, passo a passo, diversas etapas: a elaboração do projeto do Sistema de Gestão, implantação do Comitê de Gestão da Qualidade e de procedimentos internos, definição de políticas, objetivos, indicadores e metas, produção do Manual da Qualidade, preparação de auditores internos, treinamento de todos os colaboradores, inspeções, além das ações próprias da certificação interna, como análise de documentação, aplicação de ações corretivas e preventivas, bem como a realização de auditoria externa de ‘follow up”, como a que ocorreu nesta quarta-feira.

A gerente de enfermagem, Ildeana Veríssimo, reforça que, apesar da recomendação, é preciso manter o ânimo e o nível de qualidade. “Esse é um momento de agradecer a todos os que colaboraram com essa etapa, mas não podemos perder de vista que esse é um processo contínuo. Portanto, é preciso manter o mesmo ânimo, para prestar o melhor serviço à população”, disse. A Policlínica Codajás disponibiliza, hoje, 36 especialidades médicas, além de nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, assistência farmacêutica e recebe, em média, três mil usuários todos os dias.

Investimento em Qualidade

Em todo o Governo, 20 órgãos públicos já receberam certificação pela ISO 9001, 14 deles sob a coordenação da Seplan. Já foram certificados este ano, o Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (FAS); Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS); Escola Estadual Roxanna Bonessi; Hospital João Lúcio; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); Fundação Alfredo da Matta; Escola Estadual Solon de Lucena; Central de Medicamentos; Fundação de Medicina Tropical. Em fase de implantação encontram-se mais três instituições: Detran, Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)