O projeto piloto teve como objetivo diagnosticar e implementar medidas de eficiência energética em 20 prédios da Administração Pública do Estado, localizadas em nove Unidades Consumidoras (UCs) de energia elétrica em Manaus. Este número representa 10% do consumo mensal de energia elétrica de todos os prédios públicos do Governo do Estado. O projeto foi financiado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e executado pela SDS, por meio do Ibam/RJ.
Como resultado do trabalho, houve a elaboração de um Documento Final Orientador, contendo indicações para a realização de projetos eficientes e diretrizes para suas aplicações e a produção de um software (Sistema de Informação de Energia Elétrica) para organizar, gerenciar e planejar o consumo de energia elétrica das UCs. Além disso, deu insumos para a estruturação de uma Unidade Eficiente de Energia Elétrica Estadual (UGEST).
Segundo Anderson Bittencourt, o documento orientador representa uma redução considerável para a administração estadual. “Essa medida representa, praticamente, um ano de gastos com energia elétrica do Pronto Socorro João Lúcio”, ressaltou. Com a implementação do projeto, a redução no consumo será 4.561,19 MWh por ano, o que representa uma economia de R$ 912 mil ao ano.
Entre as unidades consumidoras do Estado estudadas estão o prédio da sede da Sefaz, da Susam, Central de Medicamentos, Hospital infantil Doutor Fajardo, Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Escola de Saúde da UEA, Delegacia geral da Polícia Civil e Complexo Sead - a Secretaria de Estado de Administração (Sead), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), a SDS e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Para a aplicação do projeto, estima-se um investimento de R$ 3,6 milhões, no período de seis meses a 4 anos. Durante o processo, serão adotadas medidas de contenção como a revisão dos contratos de demanda e adoção de medidas administrativas, priorizando itens que estejam dentro das normas do Selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
Após a primeira fase – nas nove unidades consumidoras -, a intenção do projeto é a inserção das demais unidades consumidoras da capital amazonense, em primeiro momento. E, em seguida, as demais UC’s do interior do Estado.
Prêmio Procel
No último dia 11 de novembro, o Governo do Amazonas, por meio da SDS, recebeu o “Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica – Destaque em Promoção dos Conceitos de Eficiência Energética”, durante sua 7ª Edição, realizado em Campinas (SP). A promoção é da Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com IBAM.
Além do Governo do Amazonas, foi reverenciado também, com o reconhecimento de Mérito, a Amazonas Distribuidora de Energia S.A., como colaboradora da execução do projeto premiado.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.