O combate ao tráfico nas fronteiras do Estado do Amazonas será reforçado com a instalação do Policiamento Especializado em Fronteiras (Pefron), uma parceria entre as secretarias Nacional e Estadual de Segurança Pública. A afirmação é do comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara. O Pefron é um projeto do Governo Federal em parceria com Estados, com o objetivo de montar uma força especial para resguardar as fronteiras do País.
No Amazonas, a estratégia visa ampliar a atuação da Operação Três Fronteiras, ação conjunta promovida pela Polícia Federal, Força Nacional e Grupo Raio para fiscalizar a entrada de drogas pelos Estados da Venezuela, Peru e Bolívia. Segundo o comandante, o novo grupamento está em fase de implantação e até o primeiro semestre do ano que vem o projeto será consolidado com a presença permanente das Forças de Segurança Pública no terreno. O projeto prevê a instalação de sedes em três municípios.
“Até o final do ano vamos receber os equipamentos necessários e, tão logo, vamos consolidar o projeto versão Tabatinga. Outro pelotão será implantado em São Gabriel da Cachoeira e outro em Boca do Acre”, adianta o comandante.
O reforço das forças armadas nas fronteiras não foi descartado pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos. Durante visita a Manaus, o oficial garantiu que o Exército estaria preparado para uma ação semelhante a que vem ocorrendo no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.
“Certamente que o Exército estaria preparado para assumir a função, mas não esquecendo que não é missão do Exército e sim da Segurança Pública, que cabe aos Estados da Federação com suas Polícias Civil e Militar manter a ordem nesses locais. O emprego do Exército acontece quando a situação perde do controle, como acontece no Rio de Janeiro”, afirma o general.
Ação rápida – Na manhã desta terça feira, 30 de novembro, o General Mattos visitou o Quartel do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar do Amazonas, onde foi recebido pelo coronel Dan Câmara. As visitas anuais do general, segundo Dan Câmara, acontecem para fortalecer as parcerias e apresentar as atividades desenvolvidas pela Polícia Militar em prol da sociedade amazonense.
O General Mattos teve a oportunidade de assistir a uma simulação de ocorrência envolvendo artefatos explosivos. A demonstração de procedimento operacional contou com o apoio dos Policiais da Companhia de Manejo de Artefatos Explosivos do Batalhão RAIO e com a utilização de equipamentos, como, o Raio X - modelo XR20, de fabricação israelense. O aparelho é interligado a um computador que permite uma visão detalhada de objetos a uma distância de até 50 metros.
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.