Órgãos estaduais avançam na certificação em gestão da qualidade


O número de órgãos estaduais com certificação em gestão da qualidade subiu 425%, em três anos. Desde 2007, quando o Governo do Amazonas adotou um programa específico para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na esfera pública estadual, a quantidade de órgão certificados subiu de 4 para 21, sendo o mais recente deles a Policlínica Codajás, que passou por um completo processo de reestruturação visando qualidade de serviços e atendimentos prestados.

Gerenciada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), a certificação ISO 9001 é feita por empresas externas ao Governo do Estado que realizam, normalmente pelo período de um ano, vistoria e treinamentos em diversos setores para atingir um padrão de qualidade mínimo em todos os serviços prestados. A principal beneficiada, como ressalta o secretário da Seplan, Marcelo Lima Filho, é a própria população.

Para o diretor da Policlínica Codajás, Fábio Shimizu, o ponto alto de todo o procedimento foi a humanização dos serviços. "Durante mais de um ano, nossos colaboradores se envolveram, passando por treinamento e sendo constantemente avaliados. O envolvimento de todos, de forma geral, foi significativo. Sermos hoje uma unidade de saúde certificada é o compromisso formal com a melhoria na qualidade de nossos serviços, mas, principalmente, o comprometimento de nossa equipe com o trabalho e as pessoas que buscam nossos serviços", destacou o diretor.

Primeira unidade pública de saúde ambulatorial de consultas, procedimentos e exames especializados a ser certificada, a Policlínica Codajás mudou o perfil, o que é sentido pela população e pelo usuário. É o caso da dona de casa Nilza Moreira Lima, 59. Com tranquilidade, ela hoje desfruta da organização no departamento de imagenologia (onde são feitos exames como Raio- X e teste ergométrico, entre outros), e aguarda sem problemas o momento em que irá fazer o exame de ultra-sonografia. "Fui muito bem atendida pela equipe. Notei, também, que toda a Policlínica está bem mais sinalizada e organizada", declarou a paciente.

Órgãos certificados

Segundo a secretária do comitê técnico de planejamento da Seplan, Elaine Garcia, até 2006, apenas a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) e Maternidade Nazira Daou possuíam a certificação ISO 9001. Dois anos depois (2008), Seplan, Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem), Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops), Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e Comissão Geral de Licitação (CGL) entraram para a lista das instituições estaduais com a mesma certificação.

Este ano, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Escola Estadual Roxana Bonessi, Escola Estadual Sólun de Lucena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação de Medicina Tropical (FMT), Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, Central de Medicamentos (Cema), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev) e, finalmente, Policlínica Codajás também passaram a integrar a lista das unidades credenciadas.

"A importância de uma unidade de saúde, educação ou segurança estar credenciada com a ISO 9001 é promover a organização de toda a instituição. Traz, também, indicadores que nos permitem corrigir eventuais falhas na gestão e toda uma mudança de cultura por conta dos constantes treinamentos que fazem parte do processo para obtenção do título. No caso das unidades de saúde, também humaniza o atendimento daqueles que lidam, diretamente, com os pacientes beneficiados", finalizou a secretária do comitê da Seplan.   







Fotos : Alfredo Fernandes / AGECOM




Postar um comentário

0 Comentários