Órgãos estaduais avançam na certificação em gestão da qualidade

Em Destaque
0

O número de órgãos estaduais com certificação em gestão da qualidade subiu 425%, em três anos. Desde 2007, quando o Governo do Amazonas adotou um programa específico para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na esfera pública estadual, a quantidade de órgão certificados subiu de 4 para 21, sendo o mais recente deles a Policlínica Codajás, que passou por um completo processo de reestruturação visando qualidade de serviços e atendimentos prestados.

Gerenciada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), a certificação ISO 9001 é feita por empresas externas ao Governo do Estado que realizam, normalmente pelo período de um ano, vistoria e treinamentos em diversos setores para atingir um padrão de qualidade mínimo em todos os serviços prestados. A principal beneficiada, como ressalta o secretário da Seplan, Marcelo Lima Filho, é a própria população.

Para o diretor da Policlínica Codajás, Fábio Shimizu, o ponto alto de todo o procedimento foi a humanização dos serviços. "Durante mais de um ano, nossos colaboradores se envolveram, passando por treinamento e sendo constantemente avaliados. O envolvimento de todos, de forma geral, foi significativo. Sermos hoje uma unidade de saúde certificada é o compromisso formal com a melhoria na qualidade de nossos serviços, mas, principalmente, o comprometimento de nossa equipe com o trabalho e as pessoas que buscam nossos serviços", destacou o diretor.

Primeira unidade pública de saúde ambulatorial de consultas, procedimentos e exames especializados a ser certificada, a Policlínica Codajás mudou o perfil, o que é sentido pela população e pelo usuário. É o caso da dona de casa Nilza Moreira Lima, 59. Com tranquilidade, ela hoje desfruta da organização no departamento de imagenologia (onde são feitos exames como Raio- X e teste ergométrico, entre outros), e aguarda sem problemas o momento em que irá fazer o exame de ultra-sonografia. "Fui muito bem atendida pela equipe. Notei, também, que toda a Policlínica está bem mais sinalizada e organizada", declarou a paciente.

Órgãos certificados

Segundo a secretária do comitê técnico de planejamento da Seplan, Elaine Garcia, até 2006, apenas a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) e Maternidade Nazira Daou possuíam a certificação ISO 9001. Dois anos depois (2008), Seplan, Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem), Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops), Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e Comissão Geral de Licitação (CGL) entraram para a lista das instituições estaduais com a mesma certificação.

Este ano, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Escola Estadual Roxana Bonessi, Escola Estadual Sólun de Lucena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação de Medicina Tropical (FMT), Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, Central de Medicamentos (Cema), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev) e, finalmente, Policlínica Codajás também passaram a integrar a lista das unidades credenciadas.

"A importância de uma unidade de saúde, educação ou segurança estar credenciada com a ISO 9001 é promover a organização de toda a instituição. Traz, também, indicadores que nos permitem corrigir eventuais falhas na gestão e toda uma mudança de cultura por conta dos constantes treinamentos que fazem parte do processo para obtenção do título. No caso das unidades de saúde, também humaniza o atendimento daqueles que lidam, diretamente, com os pacientes beneficiados", finalizou a secretária do comitê da Seplan.   







Fotos : Alfredo Fernandes / AGECOM




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)

Cidades em Destaque

Carregando...
Euronews - Internacional
A carregar notícias...

Poemas em Destaque

Carregando...

Últimas do G1

Carregando notícias...
Destaques CNN Brasil
Carregando notícias...