De acordo com Wilson Alecrim o Amazonas está em processo de treinamento de profissionais da saúde e instalação de infraestrutura necessária para o início dos transplantes de órgãos a partir de doador cadáver. Atualmente o estado realiza transplante de rim entre vivos e transplante de córneas. “Estamos capacitando equipes com a meta de iniciar os transplantes de fígado, que são prioritários para a região em função da alta incidência de doenças hepáticas graves. A meta seguinte é o transplante de coração”, informa.
O coordenador estadual de Transplantes, Noaldo Lucena, ressalta que a captação de órgãos em doador falecido também vai viabilizar o aumento dos transplantes renais no Estado e colocar o Amazonas como distribuidor de órgãos para os grandes centros transplantadores, onde são realizados os transplantes de pacientes daqui.
Noaldo diz que o envolvimento dos profissionais de saúde que trabalham em unidades de urgência e emergência com a questão dos transplantes é fundamental para aumentar o número de doadores de órgãos. “Não há doação e transplante sem o compromisso dos profissionais da saúde e das famílias dos potenciais doadores”, destaca.
Além de treinar equipes, o Governo do Estado está investindo na criação da infraestrutura necessária para a remoção, manutenção e distribuição de órgãos. Uma das etapas importantes desse processo, segundo o coordenador, foi a criação do Laboratório de Histocompatibilidade de Leucócitos (HLA) na Fundação Hemoam. A unidade pode agora realizar os testes que apontam a compatibilidade ou não entre doador e receptor de órgãos, procedimento antes realizado fora do Estado.
De acordo com o Relatório de Evolução Anual dos Transplantes no Amazonas, já foram realizado no Estado 551 transplantes de córnea desde a criação do Banco de Olhos, em funcionamento na Fundação Hospital Adriano Jorge. O total de transplantes de rim realizados foi de 166.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.