DENGUE EM COARI: PROVIDÊNCIAS


Informações do Guia Coari:

De acordo com dados da FVS, Coari, Parintins e Barcelos são municípios que apresentaram um crescimento de 50% nos índices de casos de dengue, durante os três últimos meses de 2008. A infestação da doença acima da média em relação aos anos anteriores fez com que a PMC tomasse uma providência de impacto a favor da saúde pública. A média nacional é de uma pessoa infectada para cada 100 residências. Em Coari este número chega a oito infectados. 

Reunido, esta semana, com autoridades municipais o médico infectologista e diretor-geral da FVS, Evandro Melo de Oliveira afirmou que a realização da Operação Impacto, com equipes de diversos órgãos governamentais, atuando no combate à proliferação do mosquito, alcançará resultados que podem ser medidos com a desaceleração do número de casos confirmados. “O combate à dengue é uma luta de toda a sociedade, porque os mosquitos se proliferam nas casas das pessoas”, disse Melo. 

Segundo Melo, a dengue no Amazonas está sendo transmitida pelos vírus 1, 2 e 3, igual a todos os tipos registrados no Brasil, e apresentam o mesmo quadro clínico de infecção. No entanto, o diretor adverte que, se as pessoas mantiverem seus quintais limpos e livres de locais propícios à proliferação do mosquito, a cidade ficará livre de qualquer tipo de vírus causador de dengue. 

A mobilização será feita por meio de materiais educativos (folders, panfletos), realização de palestras, veiculação de mensagens de conscientização na mídia, caminhadas nas ruas e visitas domiciliares com a simultânea limpeza de terrenos. É importante que a população colabore e o MPE vai autorizar a ação em estabelecimentos que estejam fechados por muito tempo. 

Estão envolvidas na ação as secretarias municipais de Administração, Saúde, de Obras, de Meio Ambiente e Turismo, de Comunicação, de Agricultura e Infra-estrutura Rural, de Educação e departamento de Limpeza Pública. O prefeito em exercício, Leondino Menezes reforçou que o Poder Público tem um projeto de controle, “porém a prevenção só é efetiva se a sociedade tiver conhecimento dos riscos da doença e incorporar práticas que minimizam estes perigos", falou. 

Para o diretor, com índice de infecção abaixo de cem por cem mil habitantes, o Amazonas se coloca em posição mais confortável, longe de se caracterizar como epidemia. Ele explica que o índice de 150 a 200 pessoas infectadas por cem mil habitantes é considerado médio; acima de 300 é que se pode afirmar como alto. Melo conta que, se for trabalhada bem a questão de controle de locais de proliferação, a doença pode ser combatida com eficácia. 

Mutirão da dengue 

21a 23/01 - Espírito Santo 
26 e 27/01 - Santa Efigênia 
28 a 30/01 – União 
02 a 04/02 – Itamaraty 
05 e 06/02 – Duque de Caxias 
09 a 11/02 - Chagas Aguiar 
12 e 13/02 - Santa Helena 
16 a 18/02 – Pêra 
19 e 20, 26 e 27/02 – Centro 
02 a 04/03 – Tauá-Mirim 
05 e 06/03 - Urucu

About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.