Lula fala de sucessão, telhado de vidro e alfineta FHC
Em café da manhã com jornalistas que cobrem as atividades do Palácio do Planalto, Lula disse hoje uma porção de coisas em resposta a perguntas que lhe fizeram. Destaquemos e analisemos algumas:
* Disse que ainda não se definiu sobre a indicação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para ser a candidata à sua sucessão e que sequer conversou com ela a respeito.
(A primeira parte é uma verdade relativa. A auxiliares, governadores e líderes dos partidos que o apóiam, Lula tem dito que Dilma é o melhor nome para sucedê-lo, mas que precisa ainda ser testada. A segunda parte é mentira. Ele já conversou com Dilma a respeito, sim. Várias vezes.)
* Disse que a antecipação do debate sobre a eleição de 2010 só interessa à oposição. "O governo não vai aceitar campanha no ano que vem", explicou.
(Foi ele que antecipou em meados deste ano o debate ao começar a falar abertamente no nome de Dilma para sua sucessão. Isso não tem mais volta. Não depende mais dele.)
* Disse que não pretende se candidatar à presidência de novo em 2014, nem ao Senado. E descartou a tentativa de um terceiro mandato consecutivo: "Eu não trabalho com essa hipótese absurda."
(O futuro a Deus pertence. A hipótese do terceiro mandato consecutivo é remotíssima, a se levar em conta o que Lula diz e repete. Quanto à volta em 2014 ou 2015: vai depender do fim da reeleição e do desempenho do próximo presidente.)
* Alfinetou Fernando Henrique Cardoso: "Eu quero que o próximo presidente se dê melhor do que eu. Ex-presidente dará contribuição extraordinária se ficar quietinho, pois ex-presidente tem muito telhado de vidro."
(Lula sabe quanto é de vidro o seu próprio telhado. A rigor, poupou o telhado de vidro do seu antecessor, assim como espera que poupem o seu.)
* Disse ser contrário ao aumento do número de vereadores aprovado pelo Congresso, mas que isso é problema do próprio Congresso.
(CPI também é problema do Congresso e, no entanto, Lula se meteu para sufocar todas que pudessem incomodá-lo - e foi bem-sucedido. Deixou correr frouxa a criação de mais 7 mil novas vagas de vereadores porque não quis se indispor com os partidos que o apóiam - todos favoráveis à idéia.)
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.