Sistema de Segurança contará com dois mil servidores durante jogo na Arena da Amazônia

Aproximadamente dois mil servidores das esferas estadual, federal e municipal vão atuar durante o primeiro jogo-teste oficial da FIFA na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, partida da Copa do Brasil entre Resende e Vasco da Gama, nesta quinta-feira, dia 3, quando são esperados cerca de 40 mil torcedores.

Somente do sistema de Segurança Pública do Amazonas serão empregados 1.400 policias civis, militares, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), segundo informou nesta terça-feira, 1º de abril, durante entrevista à imprensa, o secretário executivo de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública, coronel Dan Câmara.

"Assim como nos eventos anteriores, teremos um centro de operações na arena, com a presença de pelo menos 30 órgãos públicos do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus e da esfera federal para coordenar a execução do plano de segurança", disse o secretário.

Dan Câmara destacou que, diferentemente dos jogos anteriores, quando a Polícia Militar atuou dentro da Arena da Amazônia, neste primeiro jogo-teste oficial da FIFA em Manaus, a organização e controle do público interno será de responsabilidade dos "stewards", profissionais privados que trabalham na segurança interna dos estádios em grandes eventos internacionais.

Os "stewards", explicou o secretário-adjunto, irão controlar a entrada do público logo após a catraca e ficarão posicionados nos acessos dentro da Arena e do gramado, garantindo a segurança e conforto dos espectadores e também dos jogadores, árbitros e gandulas na área do campo.

Os torcedores serão abordados pela Polícia Militar em barreiras montadas no perímetro externo, facilitando o acesso e impedindo que produtos proibidos possam ser levados para dentro do estádio.

O secretário alerta também para as regras estabelecidas quanto à entrada de crianças e adolescentes. "Crianças de 12 anos incompletos só poderão ingressar nas praças esportivas acompanhados de pessoa maior de 18 anos, mediante declaração verbal deste de que a criança está sob sua companhia", disse.

O que levar - Os torcedores que forem ao jogo precisam ficar atentos e evitar o uso de bolsas grandes e mochilas. Se possível, levar apenas documentos, e o ingresso; e as mulheres, bolsas pequenas. Outro alerta é quanto ao uso de guarda-chuvas, bandeiras ou cartazes com mais de dois metros, mastros e instrumentos musicais, fogos de artifícios e garrafas que estão proibidos. Assim como quaisquer tipos de alimentos e bebidas, a não ser aqueles adquiridos dentro do estádio, ou específicos para diabéticos.  As autoridades recomendam levar apenas capas de chuva.

Interdições no trânsito - O coronel Dan Câmara destaca ainda as interdições no trânsito ao redor da Arena da Amazônia.  "As ações de segurança serão adotadas dentro e fora da Arena para garantir que o cidadão chegue e retorne com tranquilidade", disse.

Conforme foi divulgado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a partir das 16h desta quinta feira será feita a interdição das vias que contornam a Arena da Amazônia para facilitar o acesso de torcedores. Cento e dez  agentes de trânsito estarão em pontos fixos e móveis para monitorar o tráfego e dar opções de desvios aos condutores.

A faixa do sentido bairro-centro da avenida Constantino Nery estará totalmente interditada desde a avenida Torquato Tapajós (à altura da Rodoviária, ao lado do viaduto) até a esquina com a avenida Pedro Teixeira. A pista no sentido centro-bairro estará aberta para a circulação de veículos.

Modelo-teste - O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que o modelo a ser empregado no primeiro evento-teste da Arena segue o padrão, com ajustes, dos que foram treinados nos jogos anteriores. Segundo ele, cada um dos eventos realizados passou por avaliação em todos os itens e as instituições estão prontas para garantir a segurança do público previsto de 40 mil torcedores.

Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) serão montados na arena e no Ciops/SSP-AM com cerca de 30 representantes de órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, aptos a dar solução a qualquer eventualidade antes, durante e depois do jogo, afirma o coronel Vital.

O plano de segurança para grandes eventos, com destaque para a Copa do Mundo em Manaus, foi planejado e vem sendo executado com as atividades distribuídas em 15 grupos temáticos, entre eles o de policiamento, pronta-resposta, mobilidade urbana, segurança e escolta de autoridades, segurança privada, polícia judiciária, socorro, emergências médicas, incidentes e catástrofes, inteligência e ouvidoria.










Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
twitter.com/governoamazonas
youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

0 Comentários