Com três meses de funcionamento, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está se tornando referência em atendimento às pessoas com deficiência no Estado. Na unidade, em que funciona o Núcleo de Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Naop), são realizados cerca de 100 atendimentos, semanalmente, nas especialidades de endodontia, cirurgia oral-menor e periodontia.
Segundo o estudante André Cunha, 25, a vivência fora da sala de aula está agregando mais conhecimentos devido aos atendimentos diferenciados. "Essa vivência no Naop é muito importante para nosso currículo porque é um tipo de atendimento diferenciado com pacientes que precisam de uma atendimento mais especial. Quando estamos aqui, na clínica, nos deparamos com outra realidade fora dos bancos de sala de aula".
O Naop tem profissionais especializados e estruturas físicas adequadas para o atendimento e, por isso, tem proporcionado mais qualidade na vida das famílias que necessitam do serviço, como a dona de casa, Jaira Guimarães, 34. Ela conta que sente mais segurança ao levar o seu filho, Cleiton dos Santos, 7 anos, para fazer os tratamentos dentários.
"Eu gosto de trazer meu filho porque há uma preparação melhor para atender nossos filhos. Eu me sinto segura com o atendimento até porque toda a equipe têm paciência com as pessoas devido à realidade de cada paciente", disse.
Para a autônoma, Maria das Graças, 31, o centro é fundamental para a saúde de seu filho. "É muito bom poder contar com esses atendimentos mais específicos em nossa cidade. Antes, eu levava meu filho para outras clínicas, mas não era a mesma coisa como vejo hoje aqui, nesse centro, que acolhe muito bem nossos filhos e os pais que acompanham".
Formação profissional - Além de atender às demandas de saúde, o CEO também é um local de aprendizado e formação profissional para os futuros odontólogos no Estado. Todas as terças e quintas, 39 acadêmicos do 9º período do curso de odontologia da UEA realizam atendimentos na unidade, como parte da disciplina "Clínica de Pacientes Especiais".
Conforme a coordenadora do Naop, Shirley Passos, a intenção é fazer também do centro um polo de ensino em diversas especialidades odontológicas da UEA. "Além de conceder essa assistência às famílias amazonenses com pessoas com deficiência, temos o objetivo de ampliar esse atendimento com cursos de capacitação e de especialização em outras especialidades de odontologia que a UEA oferece".
Localização - O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da UEA está localizado na rua 4, nº 5, do Conjunto Celetramazon, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. A unidade atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Prefeitura de Manaus e da Policlínica Odontológica da UEA.
O centro conta com 12 consultórios e uma sala de raio X e cirurgia e os atendimentos são voltados tanto para as pessoas com deficiência quanto para outras especialidades, como ortodontia, cirurgia e periondontia.
CRÉDITO DAS FOTOS: W.REDMAN/AGECOM
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.