Governo do Estado mobiliza 644 escolas da capital contra a dengue

             O Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus e o Sindicato das Escolas Particulares, vai reforçar ações de controle da dengue em 644 unidades de ensino das redes pública e particular da capital, em uma campanha que vai  até o mês de abril, inicialmente. A iniciativa, que é resultado do conjunto de esforços do Estado para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar o aumento de casos da doença, foi  apresentado nesta terça-feira (15) a coordenadores distritais, dirigentes e gestores educacionais de Manaus.

            A meta do plano é zerar a incidência do mosquito transmissor dentro das escolas da capital, que vem registrando o maior número de casos entre os municípios do Estado, informou o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Sidnei Campos.

            Balanço da FVS aponta que, em Manaus, 644 escolas – tanto públicas quanto privadas – estão situadas em áreas consideradas de risco elevado para contaminação da dengue. Com base nesses indicadores, as ações de combate à doença dentro das unidades será reforçada com o objetivo de eliminar criadouros, por meio da distribuição de material informativo, implantação de práticas educativas e produção de relatórios periódicos sobre o desempenho de cada escola.

            "A implantação do plano dará maior celeridade às ações que já vêm sendo desenvolvidas nas escolas desde o início de fevereiro. Para isso, a sensibilização da comunidade escolar é fundamental", ponderou o coordenador da FVS. "A partir de hoje, cada escola envolvida nesse processo deverá desenvolver subsídios para elaboração de estratégias próprias de combate à dengue de acordo com sua realidade", frisou Campos.

            De acordo com o plano, o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) é responsável pela identificação e tratamento de possíveis focos de larvas do mosquito nas escolas. Cada unidade inspecionada recebe um check-list de medidas a serem tomadas no ambiente escolar. Segundo o subcoordenador da equipe de dengue do CMBAM, Tenente Josélio Monteiro, até a última segunda-feira (14), 615 escolas já tinham sido vistoriadas.

            "Durante as visitas, nós eliminamos os viveiros, fechamos reservatórios de água expostos com telas de proteção e orientamos os gestores acerca dos procedimentos corretos", pontuou Monteiro, ao informar que, na segunda etapa de vistorias, os bombeiros irão verificar se as medidas repassadas estão sendo devidamente aplicadas.

            Nas escolas pertencentes à rede estadual de ensino, declarou a secretária adjunta da capital da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Falcão, técnicos de saúde de cada um dos seis distritos irão monitorar, periodicamente, as mobilizações, tais como oficinas de capacitação contemplando professores, estudantes e comunidades.  "Receberão prêmio as escolas que apresentarem melhores resultados. A maior defesa contra a dengue é o conhecimento", afirmou.








Fotos: Alfredo Fernandes /AGECOM


About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.