Zona Leste será a próxima a receber mutirão contra a Dengue

Em Destaque
0
A Zona Leste será a próxima região da cidade a receber o mutirão de limpeza que está sendo realizado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) espera concluir os trabalhos que estão acontecendo em 14 bairros da zona Norte nesta quinta-feira e, a partir desta sexta, dia 4, entrar nos bairros da zona Leste.



Até o final desta quarta-feira, dia 2, a expectativa era de que 2.580 toneladas de lixo fossem recolhidas. De acordo com o secretário da SRMM, René Levy Aguiar, no primeiro dia da operação foram retirados cerca de 980 toneladas de lixo de quintais de casas, terrenos baldios e logradouros públicos. “Os trabalhos estão acelerados por conta do empenho dos servidores do Estado e do Município e, principalmente, da população envolvida nos serviços de limpeza”, enfatiza o secretário.



Segundo Renè Levy, as áreas localizadas na zona Norte tiveram prioridade nas ações de prevenção por conta da alta densidade populacional e significativas incidências da doença. No bairro Santa Etelvina, onde o governador Omar Aziz e o prefeito Amazonino Mendes estiveram na última terça-feira, durante o lançamento da operação, os trabalhos já foram concluídos, assim como no Jardim Fortaleza e União da Vitória. O mutirão segue no Jesus Me Deu, Santa Marta, Vitória Régia, Novo Millenium, Raquel, Deus é Fiel, Agnus Dei, Santa Tereza, Colônia Terra Nova (I, II e III) e Comunidade Vera Cruz.



A partir desta quinta-feira (3) o mutirão chegará a novos pontos como Rio Piorini, Novo Israel I e II, Colônia Santo Antônio, Monte das Oliveiras, Monte Pascoal, Floresta I e II, Amazonas do Sul, Jardim São Luis e Novo Canaã. “Quinzenalmente, vamos repetir a operação e realizar acompanhamento epidemiológico em todos esses lugares até o mês de maio, quanto deve terminar o período chuvoso”, acrescenta, ao afirmar que os bairros da zona Leste serão os próximos previstos pelo calendário a partir de sexta-feira (4).



Para mobilizar a população, dois dias antes da passagem do mutirão, um carro-volante avisa a comunidade, orientando as pessoas a limparem seus quintais e colocarem o lixo na frente de casa para que seja recolhido posteriormente. Após os procedimentos de limpeza, agentes de endemia da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura, que atuam na Operação Impacto de Combate à Dengue. ficam responsáveis pelo fumacê e aplicação de biolarvicida nos pontos trabalhados.

DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)