ALE aprova novo PCCR dos Servidores Públicos Estaduais

Em Destaque
1
A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) aprovou na manhã desta quinta-feira, dia 17, o Projeto de Lei (PL) com alterações ao Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Administração Direta, Fundações e Autarquias do Governo do Estado do Amazonas e no PCCR de servidores do setor primário. Os planos foram aprovados em maio do ano passado na ALE, por meio das Leis 3.510/2010, que trata do PCCR dos servidores de 32 órgãos, e 3.503/2010, que é específica para os servidores da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), mas tiveram que ser devolvidos ao Governo do Estado para ajustes necessários.

“Assumi o compromisso de enviarmos, logo após a abertura do Ano Legislativo, as devidas correções à Assembleia para que pudéssemos atender a estes servidores, que agora podem progredir na carreira e se aposentar com um salário mais justo”, disse o Governador Omar Aziz. As mensagens encaminhadas à ALE definem prazo de 60 dias para a republicação das Leis no Diário Oficial, com efeito retroativo a maio do ano passado, quando ambas foram aprovadas. A Secretaria Estadual de Administração e Gestão (Sead) irá fazer o enquadramento de todos os servidores contemplados nos planos.

As Leis beneficiam cerca de 8 mil servidores estaduais que não estavam enquadrados em nenhum outro plano de carreira. Cada órgão beneficiado com o PCCR passa a ter sua própria tabela de remuneração e progressão de cargos. Uma das mudanças mais significativas no plano ocorre com a Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa (Gata), que complementa o salário base, porém não é considerada para efeito de aposentadoria, o que obriga os servidores a se aposentarem com o salário mínimo.

Com o novo PCCR, foi criada a Gratificação por Desenvolvimento de Atividade (Gradati), que junto com o vencimento irá compor a remuneração do servidor e vai poder contar na aposentadoria. O servidor, no entanto, poderá optar em continuar recebendo a Gata, que varia de acordo com o cargo e atividade que desenvolve e que pode ser maior que a Gradati. Nesse caso, a composição da aposentadoria levará em consideração a Gradati.

Os novos PCCRs, segundo a secretaria de Estado da Administração, Lígia Abrahim Fraxe, não se estendem a todos, pois a maioria dos 70 mil servidores estaduais já estava enquadrada por planos próprios. É o caso dos 27 mil servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), os 19.700 da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), os cerca de 8 mil Policiais Militares, os servidores da Sefaz, de fundações e demais cargos de carreira que têm regras próprias.

A aprovação dos planos na ALE foi comemorada pelas principais lideranças sindicais que representam os servidores públicos do Estado. Eles alegam que foram mais de 20 anos de espera e comemoraram o fato de que os benefícios se estenderão aos inativos.





DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Plano de cargo da Seduc aprovado? Desde quando? Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
Postar um comentário