“Assumi o compromisso de enviarmos, logo após a abertura do Ano Legislativo, as devidas correções à Assembleia para que pudéssemos atender a estes servidores, que agora podem progredir na carreira e se aposentar com um salário mais justo”, disse o Governador Omar Aziz. As mensagens encaminhadas à ALE definem prazo de 60 dias para a republicação das Leis no Diário Oficial, com efeito retroativo a maio do ano passado, quando ambas foram aprovadas. A Secretaria Estadual de Administração e Gestão (Sead) irá fazer o enquadramento de todos os servidores contemplados nos planos.
As Leis beneficiam cerca de 8 mil servidores estaduais que não estavam enquadrados em nenhum outro plano de carreira. Cada órgão beneficiado com o PCCR passa a ter sua própria tabela de remuneração e progressão de cargos. Uma das mudanças mais significativas no plano ocorre com a Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa (Gata), que complementa o salário base, porém não é considerada para efeito de aposentadoria, o que obriga os servidores a se aposentarem com o salário mínimo.
Com o novo PCCR, foi criada a Gratificação por Desenvolvimento de Atividade (Gradati), que junto com o vencimento irá compor a remuneração do servidor e vai poder contar na aposentadoria. O servidor, no entanto, poderá optar em continuar recebendo a Gata, que varia de acordo com o cargo e atividade que desenvolve e que pode ser maior que a Gradati. Nesse caso, a composição da aposentadoria levará em consideração a Gradati.
Os novos PCCRs, segundo a secretaria de Estado da Administração, Lígia Abrahim Fraxe, não se estendem a todos, pois a maioria dos 70 mil servidores estaduais já estava enquadrada por planos próprios. É o caso dos 27 mil servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), os 19.700 da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), os cerca de 8 mil Policiais Militares, os servidores da Sefaz, de fundações e demais cargos de carreira que têm regras próprias.
A aprovação dos planos na ALE foi comemorada pelas principais lideranças sindicais que representam os servidores públicos do Estado. Eles alegam que foram mais de 20 anos de espera e comemoraram o fato de que os benefícios se estenderão aos inativos.
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
1 Comentários
Plano de cargo da Seduc aprovado? Desde quando? Isso é uma vergonha.
ResponderExcluir1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.