Vestibular da UEA começa domingo para quase 40 mil inscritos

ou ainda no link vestibular 2010 "cartão de confirmação", no site da UEA, no http://www.uea.edu.br/ e um documento original de identidade com foto, que pode ser o RG, a Carteira de Trabalho ou carteira dos conselhos profissionais. A prova deve ser feita impreterivelmente com caneta esferográfica com tinta de cor azul ou preta.

A pró-reitora de Ensino e Graduação e coordenadora do vestibular, professora Elisabete Brocki, destaca que o candidato deve ficar atento para os dados dele no cartão de confirmação. "Se houver algum dado que não esteja de acordo com o que foi informado no ato da inscrição, o candidato  deve procurar o fiscal da sala antes da prova iniciar para a necessária correção, que será efetuada em formulário próprio", esclarece.  

Para realizar o concurso e garantir que todos os amazonenses tenham acesso às provas, o Governo do Amazonas está gastando, em média, R$ 80 por aluno. Desse valor, R$ 30 é coberto pela taxa de inscrição, o restante subsidiado pelo Governo do Estado. A organização do concurso Vestibular da UEA é da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

Elisabete Brocki destaca que este é o décimo ano de funcionamento da UEA. "Continuamos o dinâmico processo de formação e desenvolvimento das sociedades interioranas e urbanas do Amazonas, oportunizando a todos o acesso ao ensino superior. Por isso o vestibular acontecerá em todos os 62 municípios do Estado".

Sistema de Cotas – Amparada na Lei Estadual 2.894/2004, a UEA reserva 80% das vagas do Vestibular para candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas do Amazonas, sendo que 60% dessas vagas são para quem estudou em escola pública e o restante para candidatos remanescentes de escolas privadas. Os outros 20% ficam para candidatos de fora do Estado. Das vagas disponíveis nos cursos da Escola Superior de Ciências da Saúde (Medicina, Odontologia e Enfermagem) 50% são para alunos do interior.  A UEA reserva, ainda 170 vagas para candidatos que comprovem pertencer a alguma etnia indígena.

Mais concorridos –  A maior concorrência por vaga está no grupo de Medicina  diurno  para candidatos de fora do Estado, onde estão sendo oferecidas  12 vagas para 1.806 inscritos,  o que dá uma média 150,5 candidatos por vaga.  Já para os candidatos que cursaram o Ensino Médio no Amazonas são 29 vagas em Medicina diurno. Nesse grupo são  1.664 inscritos e uma média de  57,3 por vaga. Para quem é de fora e comprovou ter estudado até três séries em escolas do Estado são 19 vagas para 784 inscritos, média de 41,2 por vaga.

A concorrência é menor ainda nas vagas oferecidas exclusivamente para o interior. A proporção de candidatos inscritos em Medicina no Polo 09 (Tefé, Alvarães, Japurá, Juruá, Maraã, Uarini e Fonte Boa), por exemplo, é de 9 candidatos por vaga.  Para poder concorrer, o aluno tem que comprovar ter estudado em escola da cidade por onde está se inscrevendo.

O curso de Direito noturno é o segundo mais disputado. São 119,3 candidatos por vaga. Administração noturno vem em terceiro, com 82,4 candidatos por vaga.

Sobre a UEA
A UEA completa 10 anos este ano. Possui 20.768 alunos matriculados em todos os municípios do Amazonas, passando para cerca de 24,5 mil após o ingresso dos 3,7 mil novos alunos no vestibular 2010/2011 . É uma Universidade multicampi com 5 Escolas Superiores em Manaus, 6 Centros de Estudos no interior e 1 na capital. No interior mantém 11 Núcleos, oferecendo 43 cursos de graduação. Mais da metade dos 1.129 professores são mestres e doutores. De 2005 a 2010 foram graduados 23.655 alunos. Desse total, 68% é do interior.

A UEA vem se consolidando nesses 10 anos. Está entre as melhores universidades do Brasil, de acordo com Avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2009). Dos quatro cursos avaliados, três – Administração, Direito e Turismo – tiveram conceito máximo 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) e o quarto,  Música, obteve conceito 3, o que elevou a nota geral da UEA para 4, a melhor colocação entre as 20 instituições de ensino superior avaliadas na Região Norte.

A UEA possui hoje 6 programas de pós-graduação próprios credenciados pela CAPES e  10 programas de Mestrado  e Doutorado Interinstitucional em parceria com: UFRJ, UNICAMP, UNB, USP,  entre outros. Além disso, também tem cerca de 60 cursos Lato Sensu. Já foram titulados 281 mestres e 10 doutores em programas próprios e 27 mestres e 2 doutores em programas interinstitucionais. Foram certificados 2.541 especialistas.













Provas serão realizadas em todos os 62 municípios do Amazonas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza neste domingo, dia 20, e segunda-feira, 21, as provas do Vestibular 2010 (acesso 2011). É o maior vestibular realizado no Estado, com provas acontecendo simultaneamente em todos os 62 municípios para 39.329 inscritos. Estão sendo ofertadas 3.780 vagas em 30 cursos.

O governador Omar Aziz ressaltou a importância da presença da UEA em todo o Estado. "É a nossa maior garantia de futuro. Estamos formando os profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento na capital e principalmente no interior, garantindo capital intelectual para pesquisa, ciência e tecnologia, sempre de olho no futuro e na nossa soberania econômica". Omar lembra ser este o pensamento que embasa o sistema de cotas adotado pelo Governo do Estado, que garante 80% das vagas para estudantes de escolas do Amazonas e 50% das vagas dos cursos da área de saúde para estudantes do interior do Estado. A  universidade oferece, ainda, 170 vagas exclusivas para indígenas.

Das vagas oferecidas no Vestibular da UEA, 1.430 são para candidatos da capital e 2.180 para o interior. Em Manaus, as provas serão realizadas em 40 escolas. Alguns municípios terão mais de um local de prova. É o caso de Parintins, Tefé e Itacoatiara, com o maior número de cursos depois de Manaus.

As provas iniciam às 13h, horário em que os portões serão fechados. A orientação da coordenação do Vestibular é para que os candidatos cheguem pelo menos uma hora antes do início. Os portões vão abrir às 12h. No domingo acontecem as provas de conhecimentos gerais e na segunda-feira a de conhecimentos específicos e a redação. Os candidatos terão quatro horas em cada dia para concluírem as provas.

Outra orientação é em relação aos documentos necessários na hora da prova. O candidato deve levar o cartão de confirmação, que pode ser acessado e impresso no site  http://www.vunesp.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários