Banco de perfis genéticos da Polícia Civil usará tecnologia adotada pelo FBI


            A tecnologia usada pelo Serviço de Investigação da Polícia dos Estados Unidos - o FBI (Federal Bureau of Investigation),  será adotada pelo Governo do Amazonas, até o final deste ano, para agilizar o trabalho de investigação da Polícia Civil do Estado. O software, denominado 'Codis', está em fase de implantação e reunirá o Banco de Perfis Genéticos da Polícia Civil, permitindo o cruzamento de dados de suspeitos que cometeram crimes no Amazonas com outros disponíveis em sistemas de informações e laboratórios de DNA de outros Estados do País.

            A delegada de polícia responsável pelo Departamento de Polícia Técnico Científica no Estado, Lilibeth Cynthia de Albuquerque, explica que o software Codis será abastecido com informações colhidas pelos peritos no local do crime. Segundo a delegada, qualquer material do corpo humano, como uma gota de sangue, um fio de cabelo e até saliva, será utilizado para traçar um perfil genético. "Estas informações serão armazenas no Banco de Perfis Genéticos da Polícia Civil e serão cruzadas com perfis descritos nos bancos de outras unidades da federação", frisou.

            O software Codis facilitará, ainda, a identificação de cadáveres, uma vez que o cruzamento genético pode ser feito com material colhido de um corpo em elevado grau de decomposição. Nesse caso, a delegada ressalta que o exame é feito comparando vestígios materiais do corpo não identificado com os de algum possível parente.   
 Parceria
            A necessidade de implantação do software Codis no Brasil foi assinalada pelo Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. "O Codis foi fornecido pelo FBI através de termo de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos", diz a delegada. Atualmente, 16 Estados brasileiros integram o projeto que permite, ainda, o compartilhamento de perfis genéticos do Banco Nacional do Instituto de Criminalística (INC) e de mais 15 laboratórios de DNA, inclusive a unidade inaugurada pelo Governo do Amazonas em 2007.

            Para consolidar o Banco de Perfis Genéticos da Polícia Civil com o software Codis, o Governo do Estado trabalha na estruturação física da nova unidade e na preparação de mão de obra com especialização na área de investigação técnico-científica.




 
Segue Anexo:



Fotos: Nonato Duarte / AGECOM




About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.