O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), realiza durante os dias 21 a 23 deste mês, a primeira edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas, que ocorrerá no Largo Mestre Chico (av. Sete de Setembro, Centro) e no Teatro Gebes Medeiros, localizado no Ideal Clube (av. Eduardo Ribeiro, 937, Centro).
Em parceria com o Fórum de Cultura Popular do Amazonas, o evento tem por objetivo fomentar manifestações artísticas que não sejam popularizadas no Estado. A programação, totalmente gratuita, contará com apresentações ao ar livre, feira de artesanato, exposições, além de oficinas, encontros e palestras com temática referente às diversas expressões de cultura popular.
Segundo o antropólogo e coordenador da mostra, Cristian Ávila, mais de 20 grupos culturais de comunidades urbanas e de municípios do interior do Estado estarão reunidos durante as atividades do evento. “Pretendemos mostrar que o Amazonas tem muitas ‘caras’ e quebrar o paradigma de que nossa cultura é totalmente folclórica e de que se resume somente aos bois-bumbá e escolas de samba”, frisa.
Ávila explica que expressões artísticas não-espetacularizadas – tais quais música negra, indígena e nordestina; hip-hop; samba de roda; teatro de rua; grafite; capoeira; arte circense; entre outros –, ganharão visibilidade a fim de promover a valorização dos gêneros trabalhados.
“A população terá a oportunidade de estar em contato com expressões e experiências estéticas pouco conhecidas, mas que fazem parte da cultura do Amazonas. Esta Mostra poderá demonstrar que nossa formação cultural é dinâmica e não homogênea”, destaca.
Ele também afirma que, além dos números de dança, música e teatro, o evento também promoverá a integração entre seus participantes. “Acreditamos que oportunizar diálogos e a troca de experiências possibilita ao público o reconhecimento das influências da cultura do homem amazônico”, pondera.
Programação
A Mostra de Cultura Popular terá seus três dias de programação divididos em uma série de atividades que envolvem palestras, oficinas de música e dança e shows musicais.
As oficinas e palestras serão realizadas no Teatro Gebes Medeiros, no Ideal Clube. Já as apresentações culturais, ocorrerão no espaço do Largo Mestre Chico, localizado embaixo da Ponte Benjamin Constant.
A festa se inicia com o cortejo da tradicional banda do Galo da Madrugada de Manaus, a partir das 17h.
Dia 21 (sábado)
9h – Mesa dos Mestres (Teatro Gebes Medeiros)
14h às 15h30 – Oficina de Gambá com o Grupo Pingo de Luz (Teatro Gebes Medeiros)
15h30 às 17h – Oficina de Boi Bumbá de Manaus (Teatro Gebes Medeiros)
17h – Cortejo Festivo com o Frevo Galo da Madrugada (Largo Mestre Chico)
18h – Grupo de Hip-Hop Cabanos (Largo Mestre Chico)
18h30 – Grupo de Lundu Quilombolas de Barreirinha – AM (Largo Mestre Chico)
19h – Grupo de Tambor de Crioula – Punga Baré (Largo Mestre Chico)
19h30 – Grupo de Capoeira Regional – Associação Amazonense de Capoeira Tradicional (Largo Mestre Chico)
20h – Grupo de Gambá Pingo de Luz – Maués – AM (Largo Mestre Chico)
20h30 – Grupo Escada sem Degraus (Largo Mestre Chico)
Dia 22 (domingo)
10h30 às 12h – Oficina de Lundu com os quilombolas de Barreirinha (Teatro Gebes Medeiros)
15h às 16h30 – Oficina de Hip-Hop com B-boys e o grupo Cabanos (Teatro Gebes Medeiros)
16h30 às 17h – Grupo de Teatro de Rua (Largo Mestre Chico)
17h – Dupla de repentistas (Largo Mestre Chico)
17h30 – Grupos de Capoeira de Angola da Associação Amazonense de Capoeira Tradicional (Largo Mestre Chico)
18h – Grupo de Gambá de Borba – AM (Largo Mestre Chico)
18h30 – Grupo de Samba de Caboclo (Largo Mestre Chico)
19h – Interações Estéticas – gambá/repente/hip-hop (Largo Mestre Chico)
19h30 – Grupo de Samba de Roda Vozes do Cativeiro (Largo Mestre Chico)
20h – Grupo de Maracatu (Largo Mestre Chico)
20h30 – Cortejo com Grupo de Boi Bumbá Tradicional de Manaus – Marronzinho (Largo Mestre Chico)
Dia 23 (segunda-feira)
19h às 21h30 – Oficinas de Capoeira e Samba de Roda (Teatro Gebes Medeiros)
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
1 Comentários
Sou funcionário publico municipal efetivo e tenho medo de me identificar por nativo de represaria, mais gostaria que na medida do possível que vossa senhoria, elaborasse uma matéria a respeito do PASEP, estive no banco do Brasil onde fui informado que o meu PASEP estaria em minha conta na data que os mesmo me infamarão quando eu cheguei ao banco a conversa e era outra, o atendente me informou que o meu pagamento seria feito em um contra cheque, eu solicitei um extrato do pasep por escrevi que pareça o banco estar cobrado 5,00 reais por cada extrato, e um absurdo, agora fica uma pergunta quando será pago? Mas segui em anexo a minha manifestação a respeito do mesmo para que os demais funcionários façam o mesmo por que do jeito que este indo e um absurdo, que o SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO MUNICIPAL, si manifeste a favor dos filiados.
ResponderExcluirPrezado(a) Senhor(a),
Informamos que sua manifestação encaminhada a este Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Mensagem 000000 foi direcionada para análise do(a) Coordenação do Abono Salarial, responsável pelo assunto em questão. Pedimos, por gentileza, que aguarde o retorno quanto à finalização de sua manifestação.
Atenciosamente,
Ouvidoria-Geral do Ministério do Trabalho e Emprego
Esplanada dos Ministérios - Bloco F - Ed. Anexo A - Térreo - Sala TA-14 CEP 70059-900
Brasília-DF
Fax:(61) 3317-6969
*** Este endereço de e-mail somente envia mensagens. FAVOR NÃO RESPONDER. Para novo contato, solicitamos acessar o nosso Sistema e cadastrar sua manifestação. ***
Um forte abraço.
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.