Em entrevista ao Jornal do Amazonas, da TV Amazonas, nesta quarta à noite, o candidato da Coligação Avança amazonas, Omar Aziz (PMN), pediu um voto de confiança ao eleitor, para continuar avançando com as grandes obras iniciadas no governo de Eduardo Braga e que vêm tendo prosseguimento em sua gestão.
Como exemplo, ele citou o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que já proporcionou moradia digna para cerca de 10 mil famílias que viviam em condições insalubres. Atualmente, o Governo do Estado trabalha para iniciar em novembro as obras do Prosamim II, na Bacia do São Raimundo, com alcance em bairros como Aparecida, Glória Presidente Vargas (região da Matinha e Bariri) e na liberação de empréstimo de R$ 30 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o projeto no município de Maués. A proposta de Omar é levar o projeto para outros municípios do interior.
Em relação às obras da Copa de 2014, o candidato disse que vai trabalhar para cumprir com os 26 itens do caderno de encargos da FIFA. “A Copa foi uma grande vitória para o Amazonas, principalmente para a cidade de Manaus. Conseguimos trazer a Copa do Mundo, graças ao trabalho incansável de uma equipe, mas principalmente do ex-governador Eduardo Braga”, disse Omar, ao ressaltar que agora é preciso trabalhar para garantir o cumprimento de todos os itens, que não se resumem à arena esportiva, ao sistema viário, de mobilidade urbana e transporte de massa. “Estamos trabalhando nesse momento para cumprir com tudo o que a FIFA determina para que em 2013 tenhamos aqui a Copa das Confederações”, completou.
Ao falar de Educação, Omar lembrou que foi traçado um projeto de valorização do professor, onde no primeiro momento foi realizada a graduação de todos e criado um Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR). “Hoje estamos dando oportunidade para pós-graduação, para que o professor possa crescer na carreira. Temos um dos cinco melhores salários do Brasil”, garantiu Omar. A sua principal proposta na área é a ampliação do número de Centros de Educação de Tempo Integral (CETI). Cinco deles já foram inaugurados na atual gestão e outros 11 estão em obra para serem entregues até o final do ano. Omar anunciou que vai construir mais 16 CETI´s na capital e outros 20 no interior. “A Escola de Tempo integral é o futuro da educação no Estado. Ela permite que o aluno fique na sala de aula de 7h até às 17h, ao invés de estar na rua ”.
Na Saúde, Omar anunciou como uma de suas principais propostas a construção de um Pronto Socorro com hospital infantil e adulto na zona Norte de Manaus. Lembrou que nos últimos sete anos e sete meses o Governo do Estado construiu seis policlínicas, quatro maternidades, um novo 28 de Agosto, o Instituto da Mulher, mais de 40 hospitais novos no interior e a nova maternidade Balbina Mestrinho, que está quase pronta, entre outras obras importantes na capital e no interior. Mas defendeu que, além de construir unidades novas, precisará garantir o máximo de resolutividade aos problemas no próprio local, sem precisar transferir para outro hospital. “Conseguimos ampliar a rede e, agora, vamos fazer com que ela funcione e cada vez melhor”, garantiu.
Sobre segurança, Omar disse que vai levar a polícia para mais perto do cidadão, com o programa Ronda do Bairro, onde a cada raio de três quilômetros haverá uma ronda policial fixa, com 12 homens, uma viatura e duas motocicletas. “Sabendo o nome o número do policial, o morador vai poder acioná-lo e em pouco minutos vai ter uma viatura perto de você”, disse.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.