Os 1.500 alunos que integram o programa Jovem Cidadão nas Escolas Estaduais Maria Arminda Andrade, Reinaldo Thompson, Antônio Maurity e Cacilda Braule Pinto, ganharam nesta quarta-feira (18), um núcleo multifuncional para a prática das atividades de esporte, cultura, lazer e qualificação profissional oferecidas pelo programa, coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH).
Na avaliação do secretário de educação Gedeão Amorim, o espaço consolida as ações do Governo do Amazonas em benefício da educação em tempo integral de crianças e jovens. “Por meio do Jovem Cidadão criamos oportunidades que asseguram o futuro dos nossos jovens”, destacou Gedeão. E salientou que desde a implantação do programa, em 2007, são beneficiados 120 mil alunos, na faixa etária de 12 a 20 anos, matriculados em 213 escolas estaduais da capital e do interior. Por meio do programa, os alunos participam de atividades esportivas, culturais, de lazer e de qualificação profissional, realizadas no contra-turno escolar.
Para o aluno da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, Daniel de Oliveira, 13, o momento é de muita felicidade. Além de comemorar o novo espaço, ele celebra a realização de um sonho: aprender a tocar violão. “Sempre tive vontade de aprender a tocar violão, e só tive essa oportunidade depois que entrei no projeto”, comemora.
Com o violão nas mãos, o aluno destaca que as aulas de música também o ajudaram a melhorar a concentração e a responsabilidade com os compromissos escolares. “Hoje sou outra pessoa e vejo que minha mãe tem mais orgulho de mim”, completa.
Multifuncional
Assim como Daniel, outros 1.500 alunos (750 alunos por turno), serão beneficiados pelo novo espaço que conata com 1.700 m², e dispõe de salas para cursos de qualificação, laboratório de informática equipado com 20 computadores, sala de dança, quadra poliesportiva e banheiros femininos e masculinos.
No local serão realizadas na área de qualificação profissional, cursos de informática, Gestão de Pequenos Negócios, Assistente Operacional Administrativo, contabilidade, espanhol e inglês; na área de cultura, cursos de dança, música, teatro, artes plásticas e cinema; e na área de esporte e lazer, futebol, vôlei, queimada, xadrez, tênis de mesa e handebol.
Além do núcleo inaugurado hoje, o programa conta com mais nove núcleos implantados nas dependências das escolas estaduais Manuel Severiano Nunes, na Alvorada II e Maria Rodrigues Tapajós, na Redenção (zona Centro-Oeste); Manuel Rodrigues, no Armando Mendes, Dasaiku Ikeda, no São José IV, Pe. Luiz Ruas, no Zumbi III e Áurea Braga, no Grande Vitória (zona Leste); (zona Centro-Oeste); Ondina de Paula Ribeiro, no Japiim I (zona Sul); e Artur Soares Amorim, na Cidade Nova II e Júlio César de Morais Passos, na Cidade Nova (zona Norte). Os núcleos recebem, diariamente, 11.800 alunos integrantes do programa em 26 escolas estaduais.
Além dos novos espaços, o Jovem Cidadão também compartilha, desde sua implantação, em 2007, de espaços como o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, no Shopping Grande Circular; Centro Cultural Povos da Amazônia; entre outros espaços comunitários como igrejas católicas e evangélicas, associações comunitárias e organizações não-governamentais (ONGs).
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.