Mais de 128,9 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe em todo o Estado

O balanço da Campanha de Vacinação contra a Gripe no Amazonas divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) aponta a cobertura vacinal de 128.915 pessoas em seis dias da campanha, que iniciou no dia 25 de abril. Esse total representa 28,61% do público alvo atendido. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a vacinação de 80% desse público, formado por idosos de idade acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e indígenas. A campanha prossegue até o dia 13 de maio.


De acordo com os dados da Susam, desde o início da campanha foram imunizados 35,93% dos idosos; 28,97% de crianças; 17,52% das grávidas e 2,20% da população indígena. Além desses grupos, mais vulneráveis ao vírus Influenza (H1N1), os trabalhadores da saúde também serão imunizados este ano, segundo a subgerente do Programa de Imunização do Amazonas, enfermeira Valderez Farias. Em 2010, a campanha de vacinação contra gripe foi direcionada apenas ao grupo de idosos com idade acima de 60 anos e atingiu 82,66% do público.


“Os profissionais que estão na linha de frente, em contato direto com os pacientes portadores do vírus, precisam ser os primeiros a garantir a imunização”, enfatiza a coordenadora. Nos primeiros seis dias de campanha, 29,67% dos trabalhadores da saúde foram vacinados. O trabalho de prevenção da doença é uma das estratégias do Governo do Amazonas para evitar a propagação da gripe no Estado e a quantidade de internações nos hospitais ocasionadas pela evolução da doença, como em casos de infecções respiratórias mais graves, a exemplo da pneumonia.


Para atender a demanda no Amazonas, o Governo do Estado estruturou 447 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Atenção ao Idoso (Caimi) e nos Centros de Atenção à Criança (Caics). As equipes de unidade volante, formadas por agentes de saúde da Susam, se deslocam às comunidades rurais e de difícil acesso para garantir a cobertura vacinal. A imunização da população indígena é coordenada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com os agentes de saúde do Estado e voluntários de organizações não governamentais.

Postar um comentário

0 Comentários