Governo realiza atividades para fortalecer combate à exploração sexual

Em Destaque
1

O Governo do Amazonas dá início, a partir desta quarta-feira (18), às ações estaduais da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com uma caminhada pelas ruas do centro de Manaus em protesto contra o abuso sexual infanto-juvenil. Durante a semana, a programação contará ainda com ações de sensibilização de empresários e funcionários dos ramos hoteleiro, portuário e dos postos de gasolina e o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
Mobilizada pela primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, a caminhada partirá, às 7h30, da Praça Heliodoro Balbi, e vai percorrer as avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro e a Rua 10 de Julho. A concentração final será no Largo de São Sebastião. Com o tema "Esquecer é permitir, lembrar é combater", a caminhada em protesto a exploração sexual infanto-juvenil deve reunir cerca de 30 mil pessoas no chamado Dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Para primeira-dama, que está na linha de frente da mobilização para caminhada, este é um momento ímpar para chamar a atenção de todos para um problema que precisa ser vencido e denunciado. "O Amazonas é o 5º Estado com maior número de denúncias do Disque 100 e sabemos que muitas delas são ligadas a maus tratos físicos no lar. A caminhada será neste tom, de abrir os olhos e esclarecer, levando as pessoas a denunciar", destacou Nejmi Aziz.
Na quinta-feira (19), assistentes sociais e psicólogos do projeto "Ame a Vida", da Secretaria de Estadual de Assistência Social e Cidadania (Seas), distribuirão cartazes da campanha em mais de 100 hotéis, motéis, pousadas, postos de gasolina e no terminal rodoviário para fortalecer o trabalho de combate à violência sexual no Estado. "O material divulga a existência da Lei Federal nº 10.577/2007, que obriga estes locais a afixarem em locais visíveis a mensagem 'Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Disque 100!'", disse a secretária de Assistência Social e Cidadania, Regina Fernandes.

Plano Estadual – A principal novidade no trabalho de combate à violência sexual infanto-juvenil realizado no Amazonas neste ano será o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. O plano será lançado na sexta-feira (20), a partir das 9h, no auditório da Seas (avenida Darcy Vargas nº 77, bairro Chapada, zona Centro-Sul).
O Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes vai envolver todos os municípios do interior do Amazonas em ações articuladas com as polícias e os ministérios públicos e dará a possibilidade da Rede de Assistência à Criança e ao Adolescente de gerar mais informações sobre os índices desse tipo de violência nos 62 municípios amazonenses e elaborar estratégias para combater esse tipo de crime. "Esse plano será de grande importância para o Amazonas que, a partir dele, vai concentrar todas as formas de combate a esses crimes, envolvendo as polícias, Ministério Público e a Justiça", destacou Fernandes.

PORQUE O DIA 18 DE MAIO?
No dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram im­punes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli". Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, entre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência.
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais pro­puseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Cri­anças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. Tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de ativi­dades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

SERVIÇO:

QUARTA-FEIRA (18)
CAMINHADA
TEMA DA CAMINHADA: Dia Nacional de Combate Ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.
HORA: 07h30.
CONCENTRAÇÃO INICIAL: PRAÇA HELIODORO BALBI (ANTIGA PRAÇA DA POLÍCIA)
PERCURSO DA CAMINHADA: AV. SETE DE SETEMBRO, AV. EDUARDO RIBEIRO E RUA 10 DE JULHO
CONCENTRAÇÃO FINAL: LARGO SÃO SEBASTIÃO

QUINTA-FEIRA (19)
Sensibilização de empresários e funcionários dos ramos hoteleiro, portuário e postos de gasolina.
HORA: 08h às 17h

SEXTA-FEIRA (20)
Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes
HORÁRIO: 9h
LOCAL: Auditório da SEAS, Avenida Darcy Vargas nº 77, bairro Chapada, zona Centro-Sul.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Assassinos de ex-prefeitos devem ir a julgamento em breve
    E-mail
    Imprimir

    18 Maio 2011
    Posted in Política

    Arnaldo Mitouso / Domingos Chalub

    Aten­dendo a nova pon­der­ação do dep­utado fed­eral Sabino Castelo Branco (PTB), o vice-pres­i­dente do Tri­bunal de Justiça do Ama­zonas, de­sem­bar­gador Domingos Chalub, disse que o Tri­bunal está ag­ilisando pro­cessos que podem pree­screver e deiar os seus acu­sados im­punes. Dentre esses, estão três quatro pro­cessos com mo­ti­vação política - o do prefeito Adiel San­tana (Novo Aripuanã), do prefeito Fran­cisco Araújo (Itapi­ranga), do vice-prefeito Car­linhos (Boa Vista do Ramos) e do prefeito Odar José (Coari), todos as­sas­si­nados. No caso do úl­timo, o pro­cesso deve cam­inhar mais célere nas próx­imas se­m­anas quando ter­mina o prazo para a re­la­tora do caso, de­sem­bar­gadora En­car­nação Sal­gado. ap­re­sentar seu parecer. O prefeito Odar José foi as­sas­si­nado em 13 de agosto de 1995 após dis­cussão com o ex-vereador Ar­naldo Mi­toso, hoje prefeito-tampão, que o alvejou com dois tiros. A im­agem de Odar José mor­rendo pode ser vista até hoje numa rede so­cial da in­ternet. O pro­cesso es­tava par­al­isado há bas­tante tempo em Co­dajás, para onde tinha sido de­saforado. "Os crimes pree­screvem em 20 anos e como o crime acon­teceu em 13 de agosto de 1995, há ainda algum tempo para julgar os acu­sados pelo crime", destaca o vice-pres­i­dente do TJA.

    ResponderExcluir
Postar um comentário