ANO QUE VEM ANO POLÍTICO

Bancada ensaia acordos 

Luiz Vasconcelos - 19/agosto/2008
Deputado Praciano diz que decisão é do PT



Antônio Paulo
Da equipe de A CRÍTICA

BRASÍLIA (SUCURSAL) - A um ano e sete meses das eleições de 2010, a bancada federal do Amazonas, no Congresso Nacional, já articula seu futuro político preocupada com os mandatos de deputado federal e de senador. Entre os oito membros da Câmara dos Deputados, quatro têm certeza que concorrerão à reeleição. A outra metade está dividida se disputa cargos como vice-governador e de senador da República. É o caso dos deputados Átila Lins (PMDB), Silas Câmara (PSC), Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Francisco Praciano (PT). 

O atual presidente do PSC do Amazonas e presidente da Comissão da Amazônia, Silas Câmara, vem trabalhando para ser o deputado federal mais votado das eleições do ano que vem. Voltado para as prefeituras municipais, pescadores e evangélicos, o parlamentar também articula nos bastidores para sair candidato a vice-governador seja do ministro Alfredo Nascimento (PR) ou de Amazonino Mendes (PTB) também provável candidato ao Governo Estadual. "Estou trabalhando para ser o primeiro dos oito deputados federais mais votados, mas também estou à disposição do meu grupo político (a Igreja) para qualquer outro cargo", tem dito repetidamente Silas. 

Seu rival imediato no interior, o deputado Átila Lins, também diz que seu objetivo é o sexto mandato de deputado federal. Tem recusado convites para concorrer ao Senado porque ele acredita que as duas vagas estão garantidas para o governador Eduardo Braga e o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), mas não descarta uma vice-governadoria na chapa de um dos candidatos da base aliada ao Governo do Estado.

Com reeleição quase certa para o quarto mandato, Vanessa Grazziotin não esconde que quer disputar uma das duas vagas ao Senado. Ela começa a articular para ser o segundo nome da chapa de Braga. A deputada a única, até agora, que parece não temer os dois principais nomes dessa disputa em 2010: Braga e Arthur Neto. Nas primeiras pesquisas eleitorais divulgadas, Vanessa é a terceira colocada para o Senado, ficando atrás do governador e do senador tucano.

Também cotado e citado nas pesquisas de intenção de voto para disputar uma vaga ao Senado, o deputado Praciano afirma que o caminho natural é a reeleição. "Poderei concorrer a outro cargo, mas essa posição e decisão quem vai tomar é o PT do Amazonas", diz o parlamentar. Terceiro mais votado para deputado federal, em 2006, e tendo obtido 12% dos votos (111,5 mil votos) para a Prefeitura de Manaus, no ano passado, Praciano já aparece nas pesquisas como o candidato preferencial do eleitorado manauense, com o desgaste do deputado estadual Wallace Souza (PP), que vinha liderando as intenções de voto para deputado federal no Amazonas. 

About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 Comments:

  1. acho uma falta de vergonha na cara dessas pessoas que insistem que o nena assuma a prefeitura acima de tudo e de todos, será que o povo nao tem mas direitos como cidadãos que pagam seus impostos, como vai ficar a nossa situação, pois parece que estamos voltando aos tempos da ditadura, onde nao tinhamos direitos somente deveres,temos que refletir sobre nossas vidas será que o futuro de manicoré está a beira de um caos onde a população acorda num dia com um prefeito na prefitura e no outro dia com outro, onde vamos parar? como ficam nossas crianças, as escolas que estão sendo prejudicadas por falta de professor, merendeiras, merendas e etc..., somos praticalmete obrigados a viver assim sem escolhas, estamos ficando loucos ou sendo dominados por loucos que buscam apenas o proprio enriquecimento, então convidos a todos aqueles que buscam seus direitos que reflitam na sociedade e nao somente em si próprio, que entre nessa luta, deforma a pensar no bem esta da população, amo manicoré e não o quero ver destruido por pessoas egoistas e mesquinhas, assim digo que todos sejamos coerentes e precisos em nossas decisões.

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.