Apenas cinco dos 62 municípios amazonenses já diplomaram seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos até o dia 5 de dezembro: Urucurituba, Ipixuna, Itapiranga, Maraã e Boa Vista dos Ramos. Ao longo do mês de dezembro, os outros 57 vão diplomar os eleitos a partir do dia 10 até o dia 18 e os cartórios eleitorais da maioria deles já comunicou a data ao Tribunal Regional Eleitoral. Independente da recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que as diplomações sejam adiadas até hoje, dia 10 (quarta-feira) – quando os ministros decidem como será o resultado nas cidades onde os votos dos vencedores podem ser anulados (como é o caso de Manaus) – a maioria dos cartórios eleitorais já havia marcado suas cerimônias para depois do dia 10.
Conforme reza o calendário eleitoral, dia 18 de dezembro é o prazo final para a diplomação, momento em que os candidatos eleitos recebem o certificado de que foram eleitos por voto direto da população. O certificado habilita o novo agente político para a posse, em 1º de janeiro de 2009.
Em Manaus, a cerimônia de diplomação está marcada para o dia 17 com a presença do presidente do TRE, desembargador Ari Moutinho, do procurador regional eleitoral, André Lasmar, e da juíza do pleito, Maria Eunice Torres do Nascimento.
Em Coari a diplomação está marcada para o dia 12, sexta-feira, no Auditório Silvério José Nery, às 9:00h. |
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.