O Bacalhau da Amazônia foi classificado como o melhor exemplo de alternativa para o desenvolvimento sustentável em seminário que tratou sobre o tema no Fórum Social Temático (FST), que acontece desde o dia 24 de janeiro (terça-feira) e segue até o próximo dia 29 (domingo), em Porto Alegre. A informação é da reportagem veiculada no programa a Voz do Brasil.
O secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, foi um dos palestrantes no seminário "Desenvolvimento Sustentável: Modelo Alternativo na América Latina". "É preciso usar os recursos naturais de forma manejada para que se possa usar hoje e amanhã também, preservando os recursos naturais para que a geração do presente não seja responsável pelo desastre do futuro", resumiu.
O Bacalhau da Amazônia foi apresentado durante o segundo dia do Fórum Social Temático. Eron Bezerra explicou que, além de gerar emprego e renda a partir do pirarucu manejado, o projeto da primeira indústria de bacalhau da América do Sul aumentou a renda dos pescadores e o lucro será dividido entre eles. Além do peixe processado, foram apresentados temas como o melhor uso da terra para a produção de grãos, uso de energia alternativa e segurança alimentar.
Para o secretário do Fórum em São Paulo, coordenador da mesa de debates, Valter Pomar, a discussão é uma forma de tornar a América Latina soberana. "Há uma preocupação de não ser polo passivo na discussão", afirmou.
No debate, o Brasil adiantou a discussão sobre propostas que o governo brasileiro deve levar para a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, que vai ocorrer em junho no Rio de Janeiro. O objetivo é estipular as metas sociais para serem cumpridas até 2030.
O FST se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. Representantes do Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai participarão do seminário.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.