Nejmi Aziz participa de abertura de atividades no Centro de Convivência da Família da zona oeste de Manaus

A presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, participou, na manhã desta segunda-feira (9), da abertura das atividades do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado entre as avenidas Santo Antônio e Brasil, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. O centro, inaugurado em dezembro de 2011 pelo governador Omar Aziz, inicia suas operações atendendo 3.173 pessoas inscritas em atividades socioculturais, esportivas, artísticas, grupos de convivência e socialização, oficinas e cursos técnicos.

Nejmi Aziz, incentivadora dos projetos de inclusão do Governo do Amazonas, conversou com colaboradores e alunos e visitou as instalações dos 29 mil metros quadrados do complexo, que tem capacidade para atender até 12 mil pessoas por mês, entre crianças, jovens e idosos. Entre os cursos oferecidos para adultos e adolescentes estão os de inclusão digital, produção de vestuário, embelezamento e higiene, produção alimentícia e administração e negócios, com vagas preenchidas por moradores de bairros da zona oeste da cidade.

"Fico feliz em ver a satisfação das pessoas que participam das atividades deste Centro, uma obra do Governador Omar Aziz que tive a grata satisfação de acompanhar sua conclusão. Uma obra que valoriza o cuidado com as pessoas e vem gerando cada vez mais oportunidades. Tenho certeza que os moradores da Compensa e bairros do entorno tem agora mais um motivo para desenvolver atividades sociais que contribuam com fortalecimento da família", afirmou Nejmi, que foi quem sugeriu que o complexo recebesse o nome de Magdalena Daou, em reconhecimento ao trabalho social realizado por ela.

Para a dona de casa Maria Helenilde Cunha Bernardo, 47 anos, o centro de convivência foi um sonho realizado e demonstra o compromisso do governador e da primeira-dama com a promoção da qualidade de vida da população. "Agora temos um lugar cinco estrelas para desfrutar de todas as atividades que um idoso merece", disse a aposentada Berenice da Costa Linhares, 67, inscrita nas atividades de fisioterapia. De acordo com Rita Abecassis, fisioterapeuta do centro, há a recomendação da primeira-dama de que o usuário, principalmente as pessoas com deficiência, tenham tratamento diferenciado.

"Gostei muito da estrutura do centro, da organização e da segurança dos profissionais empregados para atender a comunidade. O melhor disso tudo é que o serviço é gratuito", destacou o autônomo Edilson Alves Rolim, 53 anos, que está inscrito em atividades de musculação na academia do centro.

De acordo com o diretor-geral do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, Miguel Carrate, a localização do complexo foi pensada estrategicamente para beneficiar os moradores de todos os bairros da zona oeste. "Além da estrutura e localização, reunimos aqui, por determinação do governador Omar Aziz, as secretarias estaduais que atuam possibilitando a inclusão social e a qualidade de vida, tais como a Seas (Assistência Social), Sejel (Esportes), Sec (Cultura) e Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), destacou Miguel Carrate.

O complexo multiuso também deverá abrigar a sede da Universidade da Terceira Idade (UnATI), projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conforme anunciou o governador Omar Aziz durante a inauguração do centro.

O Centro de Convivência tem uma estrutura física moderna e versátil que, para atividades esportivas, reúne num só espaço duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta; quadra de areia; campo de grama sintética; campo de futebol; piscina semiolímpica, piscina em área coberta com aquecimento; academia de ginástica e musculação; sala para fisioterapia; pista de caminhada; pista de skate e áreas para jogos de recreação.

 Para as atividades culturais, o local conta com cineteatro com capacidade para 170 pessoas; sala de leitura e duas salas de dança. Na área da formação profissional e tecnológica, o Centro da Família dispõe de dois laboratórios de informática, cada um com 20 microcomputadores; uma sala multiuso, um salão para cursos de beleza e estética; uma sala de culinária e uma sala para oficinas de corte e costura, além de sinal de rede wireless gratuita.

Na atenção à saúde, o local também será dotado de um consultório médico/enfermaria e para as atividades socioeducativas, três salas multiuso e um espaço coberto de convivência com 860 metros quadrados, além de postos de guarita de segurança, área administrativa e banheiros com acessibilidade para pessoas idosas e com mobilidade reduzida.

No local, são atendidos moradores dos bairros Santo Antônio, São Jorge, Glória, Compensa, São Raimundo, Santo Agostinho, Vila da Prata, Ponta Negra, Nova Esperança, Lírio do Vale e Tarumã, que concentram uma população de 228.401 pessoas.

Fotos: Herick Pereira


Postar um comentário

0 Comentários