O sistema Infopol mostra que os registros de homicídios vêm decrescendo ou se mantendo na média, mês a mês. Em dezembro de 2010, por exemplo, foram registrados 69 casos, e em janeiro de 2011 caiu para 59 - redução de 15%. A tendência de queda foi constatada também no Carnaval deste ano, conforme a Polícia Civil do Amazonas, que registrou uma redução de 47,37% entre 3 a 10 de março, em comparação ao mesmo período em 2010. Enquanto no Carnaval do ano passado foram registrados 19 homicídios, este ano foram 10.
Os índices da SSP revelam ainda que, em 2011, a arma de fogo foi usada em 69,35% dos homicídios, em que o sexo masculino representa 95,16% das vítimas. Cerca de 80% dessas mortes atingiram os maiores de 18 anos. A zona Norte da cidade concentra 33,8% dos assassinatos.
As estatísticas revelam que 59,6% das mortes ocorreram nos finais de semana, durante a madrugada, principalmente aos domingos.
O aumento de 123,9% nas apreensões drogas é considerado pelo comandante da Polícia Militar, coronel Dan Câmara, um dos fatores determinantes para a redução dos crimes. “Além do reforço no policiamento ostensivo, o nosso foco continua intenso no combate ao tráfico de drogas, pois sabemos que essa ‘atividade’ costuma provocar um grande número de vítimas”, explicou Câmara, para quem a meta é sempre manter os índices cada vez menores
Mapa da Violência – O Amazonas também vem avançando no ranking dos Estados com menor índice de homicídios. Em dez anos, saiu da 12ª para a 17ª posição no ranking nacional de homicídios. Os dados constam do Mapa da Violência 2011, divulgado no início de março pelo Instituto Sangari (www.sangari.com).
O estudo, que traça um comparativo anual entre 1998 e 2008, é baseado em dados do Ministério da Saúde sobre mortes por causas violentas – homicídios, acidentes de trânsito e suicídios. A pesquisa conta com a parceria do Ministério da Justiça.
Quanto maior a posição no ranking, menos violento é o Estado. Nesse sentido, Alagoas, em primeiro lugar, é o estado mais violento da federação, atrás do Espírito Santo e Pernambuco. Na 27ª e última colocação está Roraima, com a menor taxa de homicídios do Brasil.
O principal objetivo do estudo é traçar um perfil da violência na população jovem, de 15 a 24 anos. Nessa faixa etária, segundo a pesquisa, a taxa de homicídios caiu de 46,4 para 46,0, tirando o Estado da 11ª para a 15ª posição. No mesmo período, Manaus, que ocupava a 9ª posição no ranking, foi para a 15ª colocação entre as capitais brasileiras com maior incidência de morte entre jovens. A taxa de homicídios na faixa de 15 a 24 anos, que era de 84,9 para grupos de 100 mil habitantes baixou para 78,2. A capital também teve desempenho positivo no índice geral de homicídios, saindo de 9ª para 16ª posição. A taxa de homicídios, que em 1988 era 40,7 para cada grupo de 100 mil habitantes, caiu para 38,4.
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.