Obras das UPAs estão em andamento

         O Governo do Amazonas está construindo cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Manaus, nos bairros Cidade Nova I, Campos Sales, e Novo Israel (Zona Norte), Petrópolis (Zona Sul) e Jorge Teixeira (Zona Leste). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), as unidades da Cidade Nova e de Campos Sales estão com 30% da obra pronta e têm previsão para conclusão em três meses.

         As unidades de Petrópolis, Jorge Teixeira e Novo Israel foram licitadas, mas enfrentam problemas burocráticos, dentre os quais a desapropriação do terreno e a liberação de licença ambiental. Segundo a Susam, a previsão é de que até abril essas questões estejam resolvidas. O prazo de conclusão de cada UPA é de quatro a seis meses. Está prevista a construção de mais duas unidades no interior, uma em Manacapuru e outra em Itacoatiara.

         A implementação e operacionalização das Unidades no Estado está sob a responsabilidade da Susam e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, este último responsável pela realização do concurso público para contratação de pessoal.

         Em reunião com a comissão dos aprovados no concurso, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Raul Zaidan, afirmou que a intenção da administração estadual é dar andamento ao certame. Zaidan acertou com os membros da comissão a realização, na próxima terça feira (22), de uma nova reunião na sede do Governo do Estado, Compensa, para apresentar as providências que serão tomadas, aprovadas pelo governador Omar Aziz e os órgãos envolvidos, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e  o Corpo de Bombeiros.

Investimentos
         As UPAS estão sendo construídas em parceria com o Governo Federal, responsável pelo repasse de 30% do valor total da obra. Os outros 70% são a contrapartida estadual. Cada UPA está orçada em R$ 7 milhões.

         As UPAs são unidades de urgência e emergência pré-hospitalar voltadas para atendimento de baixa e média complexidade, inclusive com exames laboratoriais e radiológicos. Sua função é garantir o primeiro atendimento rápido, com estabilização e observação de pacientes por períodos de até 24 horas, antes de sua remoção para o tratamento definitivo ou liberação para acompanhamento ambulatorial.
         As unidades devem atuar em apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), permitindo o direcionamento dos pacientes com necessidade de internação para os hospitais da rede pública de saúde, através de busca ativa e das Centrais de Regulação.



About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.