Governo define sistema de segurança para desfile das Escolas de Samba campeãs

São esperadas pelo menos 30 mil pessoas no Sambódromo, que contará com um efetivo de 600 policiais dentro e no entorno do local do desfile

O Governo do Amazonas vai manter o mesmo esquema de segurança utilizado no Carnaval 2011 para o Desfile das Escolas de Samba Campeãs de Manaus, que acontece neste sábado, a partir das 20 horas, no Sambódromo. O evento retorna ao calendário carnavalesco da cidade depois de dez anos, por iniciativa dos presidentes das agremiações de samba e com o apoio do Governo Estadual. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) coordenará os serviços públicos no Sambódromo por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que funcionará na Delegacia Geral da Polícia Civil.

O secretário estadual de Cultura, Robério Braga, estima que pelo menos 30 mil pessoas compareçam ao Sambódromo para assistir o desfile das seis escolas de samba melhores colocadas no Grupo Especial e nos Grupos de Acesso. Cada agremiação terá 30 minutos para desfilar e levar para a avenida apenas dois carros alegóricos, além das alas de brincantes.

A primeira a entrar na pista do Sambódromo, às 20 horas, é a escola campeã do Grupo de Acesso B, Agremiação Vila da Barra. Na sequência, desfila a Escola de Samba Dragões do Império, vencedora do Grupo de Acesso A, que no ano que vem passa a integrar o Grupo Especial. A ordem do desfile segue com a Sem Compromisso e a Grande Família, empatadas no terceiro lugar do Grupo Especial. Depois da Mocidade Independente da Aparecida, consagrada em segundo lugar, a programação encerra com o desfile da campeã do Grupo Especial, Reino Unido Morro da Liberdade. O presidente Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Agesma), Elimar Cunha, acredita que a festa se estenda até a meia noite.

Segundo Robério Braga, o retorno do Desfile das Campeãs foi uma solicitação dos presidentes da Escolas de Samba para que o Carnaval de Manaus entre nos padrões das grandes agremiações de Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo. “O Governo do Estado apoiou a proposta por acreditar no profissionalismo que vem sendo consolidado a cada ano pelas Escolas de Manaus”, afirmou.

Em 2012, o secretário anuncia mudanças quanto aos dias dos desfiles. Segundo ele, as Escolas do Grupo de Acesso vão desfilar na sexta-feira e as do Grupo Especial seguiram sábado e domingo. “Ao invés de iniciarmos o carnaval na quinta-feira, vamos mudar para o início do fim de semana. Com esta medida vai aumentar o público no Sambódromo, uma vez que a maioria das pessoas trabalha quinta-feira e fica impossibilitada de participar da festa”, ressaltou.



Policiamento

Para garantir a segurança pública no Sambódromo, a Polícia Militar do Amazonas vai adotar a mesma estratégia adotada no Desfile das Escolas de Samba e no Carnaboi. Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, um efetivo de 600 policiais será distribuído por perímetros ou zonas. “Vamos prestar segurança ao cidadão desde o momento da saída da casa dele, no entorno e dentro do sambódromo”, disse o coronel, acrescentando que a abordagem e a revista com detector de metais será realizada na entrada do Centro de Convenções.

A partir das 17 horas de amanhã (12), o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) entra em operação para coordenar todo o sistema de segurança e de atendimento a emergências no Sambódromo e entorno. Um dos mecanismos de controle do GGI será o Centro Integrado de Operações (Ciops), que manterá o monitoramento de câmeras por meio da central montada no pátio interno da Delegacia Geral da Polícia Civil. Serão mantidas as 16 câmeras posicionadas no interior e na área externa do Sambódromo. As
delegacias da Polícia Civil cumprirão o plantão de 24 horas na cidade. O GGI congrega servidores da Segurança Pública (SSP, PM, PC, Detran-AM, Bombeiros, Ciops, Corregedoria-Geral e Secretaria-Adjunta de Inteligência), secretarias do Governo e da Prefeitura de Manaus.




DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários