EXPLORAÇÃO SEXUAL: PRECISA SER PESQUISADO MESMO


O Diário do Amazonas traz uma matéria interessante sobre a exploração sexual no interior do Amazonas. Tema interessante, porém polêmico, uma vez que há divergências principalmente no que diz respeito aos verdadeiros índices, também quanto a abordagem e principalmente da punição dos envolvidos. Coari passa a ser vitrine deste tema, uma vez que a construção do gasoduto atraiu muitas pessoas de outros município e estados.

Na matéria, o papel do Projeto Apoena é destacado como positivo, e o trabalho desenvolvido em vários municípios é destacado. "No interior, foram concretizados os primeiros diagnósticos em 2003, nas cidades de Parintins, Coari e Tabatinga; e em 2005, no município de Tefé. Os dados gerados por esses diagnósticos dão subsídios à Agência para projetar ações concretas de combate e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, de acordo com a realidade de cada município. Uma delas é a realização de oficinas temáticas nas áreas da Participação Juvenil, Violência Sexual e Comunicação Comunitária, direcionadas à formação de atores sociais estratégicos para atuarem como multiplicadores", afirma a matéria.

Em Coari, este tema tão polêmico não tem sido jogado para baixo do tapete. Através da Secretaria de Ação Social que executa o projeto Sentinela, e dos 04 conselhos tutelares espalhados pela cidade, um trabalho todo especial é realizado no sentido de coibir tal prática, além de debates realizados no sentido de discutir a problemática e evitar maiores males. Debates importantes em seminários com a participação de várias entidades civis organizadas e de outros representantes da comunidade.

Na próxima semana, vai acontecer em Coari a semana do enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente. Serão realizadas várias atividades, que vão de debates públicos, palestras para médicos e trabalhadores na área de saúde, atividades nas escolas e uma série de ações que vão cristalizar o assunto. Temas como estes, que representam verdadeiros tabus para a sociedade precisam realmente serem explorados e esclarecidos, e com certeza a semana do enfrentamento a violência sexual contra a criança e o adolescente vai contribuir muito para isto.

Postar um comentário

0 Comentários