Ontem foi a abertura da semana de combate a violência contra a criança e o adolescente em Coari. Fizeram-se representar os vários segmentos da comunidade coariense: governamentais e não governamentais, inclusive a polícia civil, militar e o ministério publico. Foi um momento de reflexão, principalmente pelo fato do tema ainda ser tratado de forma muito tímida, uma vez que vários aspectos legais, psicológicos e sociais estão envolvidos e os casos manterem-se ainda sob o anonimato ou falta de denuncias.
Com o tema sugestivo: “Quem sofre sente, quem cala consente!” a semana vem exatamente para chamar a atenção de todos para a necessidade de denunciar um crime que é cometido muitas vezes por familiares, ou numa situação de submissão ou troca de vantagens. As escolas e a comunidade também são chamadas a discutir o assunto, uma vez que o público jovem deve também ter conhecimento dos aspectos legais envolvidos na temática, assim como, a necessidade de ter noção de quando pode está sendo vitimado e como reagir, mesmo a qualquer tentativa.
Em Coari funcionam quatro conselhos tutelares, onde as denuncias podem ser feitas, além do próprio ministério público e da polícia. Foram empossados ontem também os membros do conselho de enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente.
Em tempos de aumento da população em decorrência das obras do gasoduto, é necessário que esta rede de proteção social seja solidificada com o fortalecimento das instituições, com a discussão aberta sobre o assunto, disponibilizando a população meios de denunciar o abuso e a violência sexual contra menores, principalmente para que as denuncias não caiam no esquecimento e a impunidade campeie.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.