Prefeitura de Coari atende universo de mais de 15 mil alunos em 172 escolas

A rede municipal de ensino, nas zonas Urbana e Rural, mantém um professor para cada dez alunos, uma média muito superior a muitos municípios brasileiros, inclusive de capitais. Atualmente, 1.520 professores atuam em 172 escolas (incluindo 13 indígenas), que são frequentadas por 15.213 estudantes, sendo 8.183 e 7.030 na cidade e no interior, respectivamente.

Apesar do colapso que o setor sofreu entre meados de 2009 até o fim de 2012, os resultados obtidos em 2013 apontaram uma melhora significativa. Dos 14.320 alunos matriculados, cerca de 90,5% foram aprovados e registrou apenas 8% de evasão. A Prefeitura Municipal de Coari (PMC), em tempo recorde, criou mais de mil vagas com a construção da escola Elisângela Litaiff, reformas e ampliações nas demais unidades.


Para a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marilene Santos tudo ainda pode ser melhorado. Ela explica que a capacitação continuada de professores, pedagogos, motoristas, monitores, merendeiras e de todo o corpo técnico da rede de ensino fundamental, e o desenvolvimento de programas e projetos voltados para se promover a educação são utilizados de forma direta e eficaz.

Ancorada na premissa que a educação básica constitui um direito de todos, a administração pública municipal tem se empenhado em aplicar todos os recursos necessários para atingir as metas educacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). São cerca de 16 programas e projetos que atendem desde cursos de formação técnico profissionalizante (para os funcionários do serviço de apoio escolar) até o Plantão Escolar, onde famílias são visitadas para evitar e/ou diminuir a evasão escolar.


Seja na sede municipal ou nas mais de 200 comunidades rurais distribuídas pelo município, a Semed mantém um braço de atuação através de departamentos que cuidam e acompanham a execução de políticas públicas de interesse vital para a realização e alcance dos objetivos e metas. Para o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais, Josiel Silva, educar é transformar e promover a aprendizagem ao longo da vida no propósito de satisfazer o ser em suas dimensões físicas, intelectuais, emocionais e sociais. "Por isso, a cada dia reafirmamos o compromisso desta secretaria com a educação municipal", conclui o diretor.

Longe da cidade, perto da escola

Vencer os obstáculos geográficos, típicos de um dos maiores municípios em extensão territorial do Amazonas, é uma tarefa que também faz parte do calendário letivo anual. A cheia e a seca anual da bacia hidrográfica fluvial impõe uma série de obstáculos naturais para quem deve e quer frequentar a escola. Dezenas de catraias, voadeiras e barcos regionais formam rede de transporte escolar fluvial, utilizando dezenas de trabalhadores e consumindo milhares de litros de combustível mensalmente.

Para atender 7.030 estudantes, 1.520 professores, mais técnicos, merendeiras e monitores, o transporte escolar conta com 72 barcos e 223 pequenas embarcações e 40 mil litros de diesel, mais 20 mil.  

Texto: Eledilson Colares
Captação: Ângela Marques
Fotos: Arquivo Secom/PMC


Postar um comentário

0 Comentários