CURSO DE MEDICINA PODE CONFIRMAR COARI COMO UMA TERRA DE OPORTUNIDADES

Prefeito Igson Monteiro, acompanhado de comitiva, com Vice Reitor da UFAM avaliando o local para a construção da Escola de Medicina em Coari.

No que diz respeito as oportunidades de formação superior, Coari é um município que apresenta várias opções para quem pretende buscar por uma profissão fruto de estudos acadêmicos. Funcionam em Coari algumas universidades e diversos cursos superiores estão disponíveis, o que faz do município um diferencial, na formação acadêmica em comparação com outros municípios da calha do Solimões. A Universidade Federal do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas, a Universidade Aberta do Brasil, o próprio Instituto Federal do Amazonas, além de entidades particulares de ensino superior são essas janelas de conhecimento que transformam o município em uma terra de oportunidade para muitas pessoas que querem trilhar uma carreira profissional pavimentada pelo conhecimento acadêmico.

Recentemente foi suscitado o debate sobre o terreno que a Prefeitura do Município deve doar para que de maneira imediata possam ser iniciados os trabalhos de construção da Escola de Medicina em Coari. A verba federal já está destinada, reservada, faltando apenas o terreno para o projeto deslanche. De imediato,o prefeito em exercício Igson Monteiro tomou as devidas providências para que a doação do terreno fosse efetivada, levando uma equipe da UFAM para que aprovasse ou não, a escolha do local onde devem funcionar as instalações do curso. Aprovado o local, agora  caminham as medidas burocráticas para que de fato a doação se efetive.

Então é possível imaginar, com a implantação do curso, a confirmação do município de Coari como uma terra de oportunidade, de formação superior, em uma profissão que é de suma importância, isto somado aos outros cursos que já funcionam em Coari, na área de saúde, como é o caso do curso de enfermagem e de fisioterapia. Apesar de todo o pessimismo em torno dos interesses políticos divergentes, que sacodem o município quase que constantemente, a luz do conhecimento é um farol que ilumina as mais sombrias perspectivas para nossa terra, e escrevo isso lembrando um tempo não muito distante em que somente as famílias abastadas podiam mandar seus filhos para a capital amazonense para obterem formação acadêmica.

A oportunidade chegou tanto para quem mora em Coari, quanto para os que vieram de foram para trabalhar ou estudar e também contribuir com o desenvolvimento deste município. E não chegou por acaso, foi fruto de uma mentalidade diferente, de convênios assinados, de contrapartidas realizadas e de buscas de parcerias que foram postas em prática e não ficaram simplesmente no papel ou na teoria. Resta agora, também trabalhar para que o curso de medicina se efetive, e que daqui alguns próximos anos possamos ver doutores formados em Coari e servindo como bons profissionais onde quer que estiverem.

Postar um comentário

0 Comentários