O Blog Clube da Administração na Amazônia traz um artigo interessante tirado do Diário do Amazonas que traduz o quanto em dinheiro representa a expansão da exploração do petróleo e gás natural na bacia do Solimões para o governo do Estado e para os municípios produtores. O Blog Em Destaque vai ater-se apenas ao município de Coari para entendermos o quanto a arrecadação do município cresceu com esta exploração e o que representa em divisas para Coari o anúncio da expansão da exploração anunciada pela HRT na semana passada.
Os royalties incidem sobre o valor da produção do campo e são recolhidos mensalmente pelas empresas concessionárias por meio de pagamentos efetuados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), até o último dia do mês seguinte àquele em que ocorreu a produção. Então, os royalties creditados em julho são referentes à produção de maio.
Coari é o município do Amazonas que recebeu o maior volume de royalties: R$ 5,22 milhões em julho,
com previsão de R$ 31,78 mi no ano. A Petrobras já possui três campos produzindo petróleo e gás natural no município de Coari.
Cálculo
Os royalties incidem sobre a produção mensal do campo produtor.
As parcelas de 5% sobre o valor da produção são divididas entre Estado produtor (70%), municípios produtores (20%) e municípios com instalações de embarque e desembarque de petróleo e gás natural (10%).
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Bom dia Daniel,
ResponderExcluirCom todo esse recurso Coari era para estar pelo menos organizada, mas a realidade é outra, falta de saneamento básico é notória, Senhor Osias Jozino onde esta a empresa que ficou incubida de ampliar a rede de água e esgoto do Município (Empresa do Senhor Cristiano).
Outrossim, como diz a música, "dinheiro na mão é vendaval", o que ocorre em Coari é um vendaval de ilegalidades com o dinheiro público, enquanto isso o POVO sofre, sofre por irresponsabilidade, por incompetência, por corrupção e descaso.
Tenho certeza que os próximos administradores de Coari, com seriedade e responsabilidade mudarão esse cenário dantesco. ELEIÇÕES 2012 PROMETE