COARI: DIFICULDADES E PLANEJAMENTO

Qualquer pessoa que queira realizar uma obra, por menor que seja, deve atentar para os detalhes dela, todos os elementos que estarão implicados na obra assim como custos e prazos. O planejamento é o caminho para que o que façamos seja bem sucedido. Quando as ações são feitas simplesmente pela emoção de fazer, a tendência é que algo dê errado. Assim é no serviço público. Analisando alguns fatos que ocorreram em Coari, é possível entender a necessidade do planejamento. Alguns problemas são do conhecimento de todos, e estes problemas afetaram o início das obras e ações que estavam planejadas para o início do mês de abril:

  • QUEDA DA RECEITA - Foi necessário adequar folhas e gastos da prefeitura;
  • QUEDA DA ARRECADAÇÃO - Foi necessário adequar folhas e gastos da prefeitura, pois a receita caiu mais de 50%;
  • QUEDA DO PREÇO DO PETRÓLEO -Interferiu na arrecadação do município;
  • QUEDA DO PREÇO DO DOLAR - Interferiu na arrecadação do município;
  • ENCHENTE - Causou transtorno, interdição de várias ruas, e desabrigou milhares de família de Coari. Problema que só agora começa a perder a força;
  • PERÍODO DE CHUVA - que junto com a enchente e outros fatores impossibilitou o início das obras;
  • E AGORA A CRISE INSTITUCIONAL - todos estão acompanhando para o ver o desfecho.

Diante de vários fatores que tornaram o início das obras inviável, é necessário focar no planejamento, para poder corrigir os problemas que surgiram durante este período e dentro deste planejamento, o mais breve possível executar as ações que vão gerar emprego e renda para as famílias coarienses. Isto não ocorrerá simplesmente por um ato de vontade ou de entusiasmo, e sim através de um planejamento sério, que leve em conta: período para licitações, legalidade dos programas, assinaturas de convênios respeitando prazos e acima de tudo, o foco naquilo que é prioridade para a população.

A grande diferença do entusiasta para quem faz política com seriedade é o planejamento. A gestão pública no Brasil mudou, hoje não é admissível “achismos” ou iniciativas apaixonadas. Hoje a pedra fundamental da administração pública deve ser a legalidade, e dentro da legalidade o respeito aos prazos e ditames legais. É claro que tem gente que acha que sabe de tudo, mas da missa não conhece o terço. Sem planejamento, as metas e os alvos não são alcançados e a herança pode ser uma grande dor de cabeça.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. muito interessante, uma vez ouvi que para cada uma hora planejando algo você ganha 1 dia de produção a mais, ou algo parecido..., enfim, planejamento é fundamental para solucionar problemas e evitas futuros problemas.

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.