O período de cheia dos rios fez aumentar os casos de dengue no interior do Amazonas, segundo o diretor-técnico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque. Foram 202 casos de dengue notificados no mês passado nos municípios de Parintins e Coari.
Pela primeira vez, os casos de dengue no interior superaram o númerode casos da doença registrados em Manaus (144).
"Normalmente, 95% dos casos de dengue acontecem no primeiro semestre do ano, justamente quando as águas dos rios estão subindo, além das cheias, a falta de saneamento e descuidoda sociedade são fatores que contribuem para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, no interior", explicou Bernardino Albuquerque. Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil, a última medição feita no rio Amazonas mostrou que ele media 6,9 metros, meio metro acima do que foi constatado no mesmo período do ano passado pelo órgão. Em Manaus, a maior quantidade de focos da doença está na zona Leste, nos bairros Jorge Teixeira e São José, e na zona Centro-Oeste, nos bairros Educandos, Raiz e Petrópolis.
A FVS registrou apenas uma morte de dengue hemorrágica, de acordo com Bernardino Albuquerque.
Nesta semana, serão apresentados os relatórios oficiais das operações de combate à dengue feitas nas cidades do interior e em Manaus. O trabalho conjunto das Forças Armadas, da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado iniciou no mês passado. Segundo Bernardino, mesmo que alguns desses órgãos se afastem da operação, os trabalhos de combate a dengue vão continuar. "Os agentes comunitários continuaram com os trabalhos de visitas nas casas, fumaçeiro com lavircida e tratamento nos pontos de proliferação".
Tipos
Dos quatro tipos de dengue, o tipo três é o que mais atinge pessoas no Amazonas. Bernardino explicou que, se uma pessoa que já foi contagiada por um tipo de dengue e, posteriormente, for infectado novamente pelo mesmo tipo, o impacto da doença será menor. "Caso contrário a probabilidade é que a doença se manifeste com mais intensidade e a recuperação será mais complicada".
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.