Do Jornal Amazonas em Tempo:
As perspectivas de se definir uma jazida de fosfato na região são muito grandes, o que deve garantir o início das atividades de sondagem na região já no primeiro semestre. A 220 quilômetros de Manaus, estudos apontam a existência de jazida de fósforo no Sul do Amazonas. Novos levantamentos sobre recursos minerários no Estado comprovam a presença de rochas asfálticas – fosfato - no município de Apuí. A descoberta foi divulgada ontem pelo secretário-executivo de Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas, Daniel Nava.
O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, formam o NPK, principal produto da indústria de fertilizantes, essencial para o aumento da produtividade agrícola. Nava destacou que com esse novo estudo o Amazonas passa a ser o único Estado da Federação que possui as três ocorrências minerais: nitrogênio, extraído a partir das reservas de gás natural localizadas na província petrolífera de Urucu, no município de Coari; o potássio, localizado nos municípios de Nova Olinda do Norte e Itacoatiara; e agora as reservas de fósforo, localizadas no município de Apuí. “As informações trazidas pelo diretor João Orestes Santos são oportunas, pois fecham o ciclo para viabilização da indústria de fertilizantes. Vamos aguardar a definição desses investimentos australianos para que possamos levar ao governador mais essa boa notícia do setor mineral”, declarou.
O diretor da empresa Redstones Resources e também responsável pela pesquisa, João Orestes Santos, confirmou que as perspectivas de se definir uma jazida de fosfato na região são muito grandes, o que deve garantir o início das atividades de sondagem na região já no primeiro semestre de 2009, a partir da aprovação desses resultados obtidos em Apuí junto ao grupo de investidores australianos.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.