A Vigilância Sanitária do Município de Coari (VISA) passa por um grandioso processo de reestruturação. Exemplo disso é a capacitações aos servidores atuantes na área, para que eles possam realizar diversas atividades e uma delas é a fiscalização nos estabelecimentos da cidade a fim de minimizar os riscos à saúde pública.
Nesta quinta-feira (07), o Governo Municipal realizou mais um investimento no setor da Vigilância Sanitária, entregando fardamentos novos aos servidores e um veículo padronizado, tudo isso comprado através do fundo Municipal de Saúde.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Coari, José Alberto (Piteco), é o responsável por coordenar a equipe de trabalho.
"O objetivo de uma vigilância sanitária é agir de forma conjunta com a comunidade, não só como forma de fiscalização, mas agindo de forma preventiva e educativa. Aqui a vigilância está passando por uma grande reestruturação de seus processos, organização e mapeamento das demandas, a fim de assegurar aos cidadãos Coarienses serviços de qualidade", explicou.
José Alberto também agradeceu ao GOVERNO MUNICIPAL pela entrega do veículo, que por sua vez irá ajudar o setor a levar projetos para as escolas, comunidades e associações, realizando palestras, reuniões e campanhas, para que o cidadão tenha cada vez mais consciência das ações e possa se tornar um vigilante, ajudando a diminuir os riscos relacionados à saúde.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
De acordo com a lei 8080/90, entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de prevenir, diminuir ou eliminar riscos à saúde, bem como intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Portanto, ela está inserida no contexto do SUS e como tal está a serviço do cidadão, tendo uma característica preventiva.
A VIGILÂNCIA SANITÁRIA ATUA EM:
Locais de produção e comercialização de alimentos: bares; restaurantes; indústrias; produtores de laticínios; mercados; frutarias; açougues; peixarias, frigorífico etc.
Matéria: Setor de Comunicação SEMSA COARI
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.