UEA abre 4º Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia com conferência sobre tema do evento

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abriu, na manhã desta quarta-feira, 8 de outubro, o 4º Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia (Secam). O evento, que é realizado pela coordenação do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências da Escola Normal Superior (ENS), acontece até sexta-feira (10).


A abertura contou com uma conferência do professor doutor Eduardo Terrazzan, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul. O tema foi o mesmo do simpósio "Educação em ciências: ciência, sociedade e cidadania".



"O evento contribui para que, não só a educação em ciência, mas a educação escolar como um todo, seja melhorada, o que é uma necessidade urgente. E, com isso, consigamos melhorar a formação dos alunos para uma cidadania mais plena", afirmou Terazzan.



Segundo o coordenador do Programa de Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia, Augusto Terán, o objetivo principal é socializar as pesquisas e discutir o ensino das ciências na nossa região. "Essa é uma preocupação muito grande, é um tema de grande relevância, principalmente por causa da biodiversidade amazônica. E nós estamos utilizando esses elementos que temos na Amazônia para fazer ciência", disse.



A programação conta com minicursos, mesas-redondas e apresentação de projetos. Serão apresentadas 89 pesquisas científicas concluídas e em andamento, desenvolvidas por cerca de 250 mestrandos e professores da UEA. Os trabalhos que são voltados às áreas de Biologia, Física, Química e Matemática. O público é formado por alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores da educação básica e profissionais ligados à divulgação científica.



Fotos: Roberto Carlos/Agecom

Postar um comentário

0 Comentários