HÁ RESERVA DE ENERGIA EM COARI, MAS MELHORIAS NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO PRECISAM SER FEITAS PARA EVITAR APAGÕES IMPREVISÍVEIS.
“As interrupções de energia elétrica são imprevisíveis” - afirmou o gerente da Amazonas Energia – “devido vários fatores que têm mais ligação com as redes de fornecimento do que com a geração de energia”. Ele citou, por exemplo, um problema que aconteceu nos últimos dois dias, que foi de ordem mecânica que aconteceu em um dos geradores principais da usina e que como resultado o sistema ficou instável: “Um problema como este, em um dos geradores principais leva um pouco mais de tempo para recuperar o sistema, como aconteceu na última terça-feira (13)” – afirmou Aldemir Silva dos Anjos, agente da Amazonas Energia.
Outros problemas como desvios de energia (o famoso gato), acúmulo de lixos próximos às redes de alta tensão que facilitam o choque de aves na rede e que tiram o sistema do ar dentre outros fatores. Mesmo assim o agente da Amazonas Energia em Coari afirmou que há iniciativa da concessionária para resolver o problema: “Tomamos algumas providências para tentar resolver estes tipos de problema. No sábado, dia 10, tomamos uma medida previamente planejada que tinha como objetivo aumentar a quantidade de alimentadores para o sistema de distribuição de energia: até então eram 3 alimentadores em todo o sistema e o trabalho que fizemos no sábado foi para aumentar em mais 2, ficando assim 5 alimentadores em toda a rede, o que vai gerar maior estabilidade na distribuição de energia da cidade”.
Sobre o fornecimento de energia e a capacidade da usina de Coari ele afirmou: “A ponta de carga de energia em Coari está chegando a 14,5 Megawatts, e contamos com 3 empresas locadas que estão trabalhando em nossa usina para manter suprido o fornecimento de energia. Coari, conviveu apenas com 5 máquinas geradoras de energia durante anos, desde o ano passado a Amazonas Energia aumentou a capacidade de geração e hoje a concessionária de energia em Coari tem o dobro da capacidade. Com essa reserva de energia o problema não é geração, mas a rede de distribuição que precisa ser melhorada”.
Aldemir informou ainda, quanto ao programa Luz para Todos que atende as comunidades rurais, que a parte de construção da rede é de responsabilidade de empresa terceirizada e o fornecimento de energia e manutenção da rede é de responsabilidade da Amazonas Energia. Ele reconheceu que pode estar havendo deficiência no planejamento de manutenção, agravado pelas dificuldades naturais da região, como distâncias, vegetação espessa e dificuldade de logística operacional. “Os maiores problemas são das comunidades Trocarís até o Lauro Sodré” – disse Aldemir – “na próxima sexta-feira (16) iremos amenizar a situação deste trecho de distribuição. Em novembro nós fizemos uma limpeza na faixa de servidão da rede e surtiu efeito, foram poucas as interrupções neste período naquela área da zona rural. Agora precisamos fazer uma nova limpeza, lembrando que há necessidade de fazer uma limpeza periódica”. Com isso a agência em Coari entende que as interrupções e quedas de energia vão ser reduzidas na zona rural.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.