Creas de Coari amplia equipe e número de atendimentos

A partir desta segunda-feira (24) a equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), na rua Gonçalves Ledo, 239, Centro de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, dá início a uma nova fase de atendimento. Com a meta da oferecer ainda mais qualidade à população coariense, a estrutura foi reformulada e conta agora com 35 profissionais, entre psicólogos, advogados e assistentes sociais. 

O Creas, que atendia em média 200 pessoas por mês, agora tem capacidade para atender cerca 350 cidadãos. O público alvo é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade, ou que tenha tido seus direitos violados, principalmente crianças, adolescentes, portadores de deficiência e idosos.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Margarida Carvalho Rocha, o local, que nunca deixou de funcionar, não atendia completamente e demanda e utilizava profissionais de outras secretarias. "Agora temos a possibilidade de prestar um serviço mais rápido, amplo e eficiente, com todos os profissionais trabalhando simultaneamente em cada caso", disse a secretária. O local passou por uma primeira semana de testes e ajustes e começa hoje com o novo sistema de atendimento multifuncional. Dentre os casos de maior demanda, segundo a secretária, estão questões que envolvem separação de casais, como guarda de menores e pensão alimentícia, acompanhamento de medidas socioeducativas para adolescentes infratores, e denúncias de maus tratos contra mulheres, crianças e idosos.


Margarida explicou ainda que, o Creas de Coari atende os casos de baixa e média complexidade, e o tempo de acompanhamento varia de acordo com o caso atendido. "Tem situações familiares que com uma simples mediação tudo fica resolvido, inclusive tivemos casos em que o casal desistiu de separar e vai muito bem. Mas casos de medidas socioeducativas, por exemplo, os adolescentes são acompanhados por no mínimo seis meses", exemplificou.

A demanda de atendimento é levada ao Creas por meio de encaminhamento de outras secretarias ou denúncias, feitas pessoalmente ou por telefone. "Também fazemos um trabalho de prevenção, dentro do nosso nosso objetivo que é a prática da inclusão social". O atendimento também promove encaminhamento para programas sociais, como o bolsa família, auxílio funeral, dentre outros. Iinformações e denúncias podem ser feitos por meio do número (97) 3561-2849.


Postar um comentário

0 Comentários