As sessões do júri na 1ª Vara da Comarca de Coari foram presididas pela juíza Dinah Câmara Fernandes de Souza, que responde atualmente pela Vara.
A 1ª Vara da Comarca de Coari, a 363 quilômetros da capital, no interior do Amazonas, julgou três processos de homicídio durante a realização da I Semana Nacional do Tribunal do Júri. O evento, que encerra nesta sexta-feira, vem sendo realizado em todos os Tribunais de Justiça do Brasil desde o dia 17 com o objetivo de aumentar o número de processos julgados envolvendo casos de crimes contra a vida e denunciados até 31 de dezembro de 2009.
No dia 19, quarta-feira, a sessão do júri em Coari julgou o réu Inácio dos Santos Silva, acusado de matar Orley Santos da Silva. Inácio foi condenado a 18 anos de reclusão em regime fechado.
No dia 20, foram realizadas duas sessões, sendo que no primeiro julgamento - processo nº 0001048-04.2013.8.04 .3800 -, o réu Anderson Raslan foi absolvido do crime de homicídio. Na segunda sessão, no julgamento do processo nº 0001162-40.2014.8.04 .3800, Jeremias de Oliveira Jorge foi condenado a 20 anos de reclusão pelo crime de homicídio qualificado.
As sessões do júri, que tem a participação da sociedade no Conselho de Sentença, foram presididas pela juíza de Direito Dinah Câmara Fernandes de Souza, que responde atualmente pela 1ª Vara da Comarca de Coari. O Ministério Público Estadual (MPE), nesses julgamentos, esteve representado pelo promotor de Justiça Leonardo Tupinambá do Valle.
De acordo com a juíza, em junho, haverá uma pauta com cinco julgamentos do júri. A medida visa desafogar o acervo de processos da 1ª Vara da Comarca de Coari relacionados a esse tipo de crime.
“Temos uma pauta com cinco processos para realizar em junho. Vamos ter uma nova semana com julgamentos todos os dias. Procuramos obedecer a ordem cronológica da meta estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e vamos julgar os réus presos e processos mais antigos”, afirmou a magistrada.
A 1ª Vara de Coari tem 30 processos de crimes contra a vida prontos para serem julgados. Estes processos serão pautados já a partir do segundo semestre de 2014.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.