Seas apresenta medidas de prevenção e tratamento da dependência química



As medidas de prevenção e o acesso para o tratamento da dependência química serão os principais temas da 1ª Rodada de Conversa do projeto "Diga Não às Drogas, Ame a Vida!", que inicia nesta terça-feira, 12, das 16h às 20h, no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida.

O encontro faz parte da Mobilização Interinstitucional de Combate às Drogas, organizado pelo programa Ame a Vida, implantado pelo Governo do Amazonas nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas). A titular da Seas, Regina Fernandes, informou que o encontro é gratuito, aberto ao público e direcionado a dependentes químicos e suas famílias.

As palestras serão ministradas por profissionais de entidades da Rede Social do Estado, como os Narcóticos e Alcoólicos Anônimos (NA) e (AA), Núcleo de Apoio às Famílias de Usuários de Drogas (Naf), Centro de Tratamento em Adições Álcool e Drogas (Centrad), Lar Ester, Fazenda Esperança, Instituto Novo Mundo, Recanto da Paz, Desafio Jovem, Sociedade Beneficente Cristã, Obra Social Nossa Senhora da Glória e Pastoral da Sobriedade.



Outros locais da Rodada de Conversa – Além do Centro do Idoso, a Roda de Conversa acontecerá no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) "Áurea Braga", no bairro Compensa, zona Oeste, no dia 15; no Centro de Convivência da Família "Padre Pedro Vignola", no bairro Cidade Nova, zona Norte, no dia 22; e no Centro de Convivência Mutirão, no bairro Amazonino Mendes, zona Leste, dia 29.

"A determinação do governador Omar Aziz é promover encontros para orientar sobre as consequências do uso das drogas por meio de palestras e atrações culturais", disse Regina Fernandes.



Mobilização – A secretária lembrou que esta é a terceira Mobilização de Combate as Drogas organizada pelo Ame a Vida. No final de 2010, o programa realizou fiscalização em lan houses e cyber cafés nas quatro zonas de Manaus e, no início deste ano, blitzen em hotéis e motéis da área do Centro.

"Agora estaremos envolvendo todas as entidades que trabalham a prevenção e a dependência química para levar orientações à população sobre os efeitos da droga e quais os acessos ao tratamento que a rede social do Estado oferece", explicou.

De acordo com a coordenadora do Ame a Vida, Maricília Costa, profissionais do Conselho Nacional de Entorpecentes (Conen), Previne (Secretaria de Estado da Segurança Pública –SSP), Programa de Erradicação às Drogas (Proerd), da Polícia Militar; e Pro-vida, da Polícia Civil, também estarão presentes no encontro.

"Teremos ainda a participação das entidades que trabalham com grupos familiares, como o Nar-Anon, Al-Anon e Amor Exigente", concluiu. Informações sobre a Rodada de Conversa podem ser feitas pelo telefone (92) 3878-6085, das 8h às 12h, e das 14h às 17h.



Postar um comentário

0 Comentários