Governo e operadoras traçam plano para melhorar internet para a Copa 2014

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora dos Projetos da Copa (UGP Copa), está reunindo com o segmento das telecomunicações, em especial as operadoras de telefonia celular e internet, com a finalidade de traçar um plano estratégico para a cidade visando o mundial de futebol, em 2014. “Vamos ter um volume grande de turistas estrangeiros na cidade que vão precisar se comunicar por internet e celular. As empresas terão que fazer um reforço nos troncos de cabeamento e no sistema de antenas no entorno da arena, para atender à demanda”, destacou o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango.

O objetivo, segundo ele, é conhecer o mapa de investimento das operadoras e trabalhar integrado para garantir qualidade nos serviços oferecidos, antes, durante e no pós Copa. A primeira empresa a ser consultado foi a OI, fornecedora oficial da Fifa para os serviços de telecomunicação das arenas e tudo mais que estiver relacionado à Copa 2014 no Brasil. Mas, de acordo com Capobiango, todas as outras operadoras também devem ser ouvidas nos próximos dias.

A OI é a operadora que vai prover os serviços de internet e telefonia para os estádios, para os hotéis das delegações oficiais, fazer a conexão entre as cidades e a sede da Fifa, em Zurick, entre outros serviços, que vão exigir maior confiabilidade na conexão. De acordo com a gerente regional de vendas do Norte da operadora, Rosa Bastos, a empresa espera atingir redundância de conexão de Banda Larga antes de 2014, com a chegada em Manaus de uma nova rota via cabo terrestre integrada ao Linhão de Tucuruí.

“Já temos conexão por satélite e, recentemente inauguramos rota de cabo de fibra ótica da Venezuela, o que garante confiabilidade e eficiência dos serviços aos clientes de Manaus. Mas, para termos segurança total, é necessário garantir a redundância terrestre”, destaca a gerente. Segundo Rosa Bastos, a exigência de uma segunda rota de cabeamento terrestre garante que o serviço não seja interrompido, caso haja rompimento de fibra.

Conforme o projeto apresentado pela OI, o sistema de internet para a Copa de 2014 em Manaus prevê soluções para a cidade que vão além do evento. A operadora traçou um plano integrado para Manaus que, além de atender às exigências da Fifa, em relação à segurança de conexão à Banda Larga para o evento como um todo, vai poder oferecer sistemas de gestão nas áreas de segurança, turismo, saúde, mobilidade urbana e até educação.
 
De acordo com o coordenador executivo da UGP Copa, Eraldo Boëchat, as operadoras também estão apostando na criação de sistemas para dotar a cidade de infraestrutura de comunicação para o turista. Nesse sentido, a OI apresentou projetos para implantação de sistema WI-FI, para locais públicos e pontos turísticos, Call Center bilíngue, Guia Digital da Cidade, E-learning para capacitação de voluntários, recepcionistas, guias turísticos e outros profissionais responsáveis pela recepção de turistas.

Também estão em planejamento projetos para mobilidade urbana, a exemplo de sistemas de gestão integrada do trânsito, com sinais inteligentes, informações em tempo real ao cidadão e o controle de tráfego com identificação de placas de automóveis.

A segurança e eficiência do sistema de telecomunicação e internet também vai garantir o sucesso dos novos projetos de Segurança Pública do Governo do Amazonas. O Programa Ronda do Bairro prevê a implantação de um Centro de Comando e Controle de Comunicação e Inteligência, registro online de ocorrências, monitoramento de viaturas por meio de GPS, entre outros mecanismos que buscam mais eficiência na prevenção e combate ao crime.

Postar um comentário

0 Comentários